domingo, 9 de março de 2014

Apple CarPlay - Reflexões sobre o que ainda não li...

A esta altura quase todo mundo conectado já deve ter ouvido falar do CarPlay. Uma espécie de sistema multimídia para carros que tem por objetivo (inicial, eu presumo) ser um extensão do seu iPhone. Para entender um pouco mais recomendo o site da Apple e uma olhada no Google.


Tenho dois comentários a acrescentar por não ter encontrado tão explícito nas minhas leituras.
O primeiro é que se (talvez o mais apropriado seja "quando) a Apple lançar seu smartwatch (vulgo iWacth), muito provavelmente terá a mesmo conceito do CarPlay. Uma extensão do seu iPhone com direito a um grupo de aplicativos especificamente criados para o "formato".
O segundo é: se a Apple está se aventurando para o indústria automobilística (e estamos falando de escala global - e vejam que só marcas "top") é claro que acreditam de verdade em seu "Maps". Não faria sentido entrar nesta empreitada e o motorista não ter a disposição um sistema de navegação coerente e todos sabemos que, por ter chegado por último, o Maps da Apple não chega a ser um primor. Vejamos o que têm pela frente...

Isto posto só me resta comentar do posicionamento da empresa. Todos os seus concorrentes (ou correlatos) vivem para aumentar ou a base de usuários ou o tempo que estes utilizam seus serviços. A bem da verdade isto vale para qualquer empresa, mas a velocidade que isto acontece no setor de tecnologia é incrível - pense como vivíamos há 2, 5, 10 anos... Google, Facebook, Microsoft, Twitter e tantos outros tem esse desafio.
Enquanto Samsung (vista como o mais próximo concorrente - por semelhança de ações e produtos) segue uma estratégia de inundar o mercado com celulares e tablets de todos os tamanhos e preços, a Apple dá passos pontuais, visando o seu "ecosistema" e o enorme lucro gerado - se não me engano a Samsung tem o dobro de participação da Apple no mercado de smartphones, mas a Apple tem 80% dos lucros (o que você prefere?)

Agora é aguardar uma viagem minha ou de algum amigo para saber das impressões de uma viagem a bordo de veículo com o CarPlay - há um vídeo com uma demonstração aqui...