sexta-feira, 30 de maio de 2008

Os verdadeiros valores de uma marca

Do Blog Por dentro das Empresas da Cristiane Correa da Exame
O executivo carioca Carlos Ricardo, vice-presidente de alimentos e snacks da operação brasileira da Pepsico, é um apaixonado por inovação e consumo -- ele foi o principal responsável pela criação e pelo lançamento da H2OH!, lançada no Brasil por meio de uma parceria entre a Pepsi e a AmBev e uma das bebidas de maior sucesso nos últimos tempos. Carlos tem um blog muito legal sobre inovação e marketing (confira aqui) -- e foi lá que fiquei conhecendo um site americano chamado Brand Tags. O que ele faz? Mostra, randomicamente, logotipos de empresas conhecidas e convida o internauta e escrever a primeira palavra ou frase que lhe vem à mente quando vê o tal símbolo. Além disso, permite que o internauta veja os votos de outros usuários -- e, com isso torna-se uma incrível ferramenta para os marqueteiros de plantão "mediram" a imagem de suas marcas. Sabe a que palavras os internautas associam a marca Volkswagen, por exemplo? A adjetivos positivos como "cool" ou "fun", mas também a outros um bocado negativos, como "hitler" e "nazi". (Confesso que fiquei surpresa ao ver que alguns consumidores estabelecem relação entre a origem alemã da fabricante de automóveis ao regime totalitário. ) O baladado Blackberry, usado por 10 entre 10 executivos, é associado tanto à palavra "corporate", quanto a "crack", obviamente por ser um tanto viciante. Já o Yahoo! é associado a palavras como "dead" e "obsolete" sem qualquer constrangimento....
Duvido que se alguém fosse entrevistado numa pesquisa formal teria coragem de dizer que relacionar a VW com o nazismo ou que a primeira coisa que pensa quando lê o nome do Yahoo! é que a empresa está morta. Na internet, o politicamente correto não tem vez -- o que é um instrumento poderoso para quem quer medir, de verdade, qual as forças e fraquezas de suas marcas.

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