segunda-feira, 23 de maio de 2011

Será? Já estou na fila! - iPad 2 está a caminho

Do Blog LINK, do Estadão...

Os iPads 2 já estão nas lojas brasileiras e agora é só aguardar o aval da Apple para que as vendas da segunda versão do tablet comecem de vez no Brasil. O Link entrou em contato com algumas revendedoras da Apple que confirmaram: o iPad 2 deve começar a ser vendido neste final de semana em lojas brasileiras — provavelmente na sexta-feira, 27 — quase dois meses depois da homologação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


Leiam mais aqui...

domingo, 15 de maio de 2011

Exemplo como ferramenta de liderança e as novas leitoras do SCM

O MBA no Ibmec no Rio segue firme com duas disciplinas sendo tocadas em paralelo. No sábado retrasado tivemos algumas apresentações na turma de Gestão de Pessoas e foram trazidos alguns vídeos interessantes.
O primeiro deles, embora não pareça, fala sobre liderança. Faz muito tempo que acredito no "exemplo" como uma poderosa ferramenta de gestão, de liderança. Cansamos de ver líderes dizendo o que esperam de suas equipes com suas próprias ações apontando para a direção oposta - pode até funcionar, mas não é o ideal.

Este vídeo é ainda mais válido porque conto agora um novo grupo de leitoras muito especiais. Parte da time do SCM (Supply-chain Management) da empresa em que trabalho. Em um post recente sugeri que lessem uma matéria no NYTimes sobre o diretor mundial de SCM da HP e a crise desencadeada pelo terremoto seguido de tsunami no Japão.
Tenho certeza que gostarão do vídeo, afinal, sei que chegarão à liderança em algum momento da carreira e já nos dias de hoje exercem um papel muito especial: o papel de mãe.

domingo, 8 de maio de 2011

Mais um 8 de maio - parabéns pra mim!

Chegamos ao 08 de maio de 2011. São 22:15 h... Há exatos 8 anos minha vida seria mudada pra sempre. Em algum momento entre 22:15 h e 22:230 h daquele dia um desconhecido me abordaria com uma arma. Incompetente, drogado ou simplesmente nervoso não teve iniciativa de me tirar o celular das mãos. Por alguma razão ficou pedindo por ele e, pelas costas, me apresentou o revolver. Paciência acabada resolveu atirar... Foram pelo menos 5 tiros (3 em mim e 2 em um coitado - Alexandre era o seu nome - que nada tinha a ver com a confusão e passava do outro lado da rua).

A história, a essa altura já é conhecida de muitos, mas mesmo assim, como fiz nos anos anteriores, deixarei alguns links para os detalhes.

O resumo da ópera é que graças à uma rede (que Deus colocou à minha disposição) de amor, carinho, orações de muitos e uma boa dose de profissionalismo daqueles que cuidaram de mim e e acolheram meus pais nos hospitais Santa Casa e Santa Isabel em São Paulo, estou muito bem VIVO.
Minhas horas-extras estão sendo bem vividas - até mesmo como forma de retribuir o trabalho que tiveram comigo. Faço questão de aproveitar bem a 2a chance que Deus me deu.

Como sempre, mesmo que esqueça o nome de alguém, faço um agradecimento àqueles que estiveram ao meu lado. Tudo começou com meu grande amigo Humberto "Cabeça" que me "ouviu" morrer (era com ele que falava ao celular no momento) - a ele coube chamar a polícia, me acompanhar ao hospital, dar a notícia aos meus pais e receber os primeiros amigos a chegar. Policiais e profissionais anônimos do hospital (alguns estudantes na época que devem ter se tornado excelentes médicos) que foram vitais nos minutos seguintes ao acontecido. Os Drs. André de Moricz e Álvaro Hazuk que junto com outros feras deram conta de uma veia cava inferior rompida, uma supra-renal (ou algo do tipo) dilacerada e uma grande hemorragia - se o Centro Cirúrgico deles distribuísse milhagens eu teria saído de lá rico.
A UTI foi um caso especial. Já acordado (afinal foram quase 20 dias em coma) deu pra "aproveitar" do carinho e dedicação dos enfermeiros e auxiliares (alguns olhares com os da Dagmar, Elisângela, Rosângela e tantas outras ainda me são vivos na memória). Os amigos Sergio Manda e Rafael Barros se esmeraram em ajudar no que fosse possível.
De Viçosa não poderia esperar outra coisa. Meus irmãos queridos da República dos Pampas não deixaram passar as oportunidades de me visitar, de me alegrar e até de sofrer com a minha família. Destaque para minha querida amiga Carla que diariamente passava pra me ver e manteve vínculo com que não podia aparecer. Como era confortante ver que ela estava chegando - quantas lágrimas derramadas em demonstrações de um grande amor por um amigo.

A data só fez mais especial alguns aniversariantes que conheço: minha querida Juliana Alexandrino (que era sobre quem eu conversava no momento em que fui abordado), meus amigos Wania Alonso e Guilherme Rando. Tem também meu produto do coração: hoje é o niver da Coca-cola. Parabéns a todos!

Lá se foram 30 minutos enquanto escrevia... Numa hora dessas lá estava eu numa maca andando pra lá e pra cá na Santa Casa de São Paulo... Doce diferença: ao meu redor tenho hoje minha amada esposa e este filho lindo que Deus nos deu.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

08 DE MAIO: DIA DOS TIROS - Hoje é um dia muito especial pra mim. É o dia em que comemoro a minha morte! Isso mesmo, faz quatro anos que eu morri... Calma, meu caro leitor, este post não está sendo psicografado.

Alguns recados da época dos tiros - De: Guilherme Para: TODOS
Bem amigos da família 500Anos, venho pedir-lhes muita oração neste momento, pois nosso Orador e Irmão Teco, se encontra em estado grave, foi baleado em SP (tentativa de assalto). Abraços a todos e muita fé!!! Obrigado!

O texto que escrevi ao sair da UTI - PORQUE?
Imagine-se com um amigo ao celular. Você está andando enquanto fala... Alguém chega pelas costas (bem encostado) e te pede o “bagulho”, o “celular”. O que você faria? Eu fiz muito pouco, quase nada. Pedi pro Humberto (AGRO 95) esperar... “Pega, Pega”, dizia o que estava atrás para outro que me acompanhava pelo lado.

08 de Maio - Dia dos Tiros - Hoje é um dia muito especial pra mim... Faz cinco anos que morri. Isso mesmo, meu caro leitor, no dia 08 de maio de 2003, numa tentativa de assalto eu levei três tiros...
Olhando desta forma consigo imaginar como esta data seria especialmente negativa para meus pais e meus amigos, mas (e que mas) não foi daquela vez.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Cheguei aos 4 anos como "blogueiro"

Muito bem, chegamos aos 4 anos deste Blog. Quem diria... Lá se foram mais de 40.000 visitas, e o que parecia ter um rumo incerto, realmente seguiu desta forma... Incerto.

A ideia aqui foi sempre compartilhar o que leio, estudo, penso, etc, sem grandes pretensões. Os pontos altos destes 4 anos foram o nascimento do Antônio, minha viagem de estudos aos EUA, meu TCC aqui no Brasil e a crise de 2008.

Continuo com a mesma opinião sobre Blogs para "não-profissionais" (e olha que quando o criei o Facebook ainda engatinhava e o Twitter nem havia tomado forma): são uma excelente forma de aprendizado e compartilhamento de informações, mais do que uma forma de conhecer e contatar pessoas. Nada como escrever sobre algum assunto para solidificar o conhecimento em sua mente e de quebrar deixar à disposição de outros. Este é o "espírito da coisa".

Nos últimos dias ando sumido. Uma vez mais reflexo da pressão por tempo que me cerca. Atualmente estou com 3 barcos e mais um pouquinho para cuidar na empresa, o MBA no IBMEC está bombando (o que, aliás, já passou de escrever a respeito) e continuo com os outros papéis em casa, na igreja , etc.
Tentei manter meu contato via postagens em celular, mas por alguma razão as palavras-chave que utilizo são descobertas com frequencia e o Blog, quem diria, estava se tornando alvo de SPAMs.

Mas segue a vida... Tradicionalmente nesta época mudo o layout para renovar os ares. Vejam como ficou. No ano passado meu grande amigo Cabral reclamou e eu alterei.
Continuem passando por aqui. Prometo que evitarei pausas prolongadas.