domingo, 13 de novembro de 2011

Blog HC Investimentos - mãozinha no planejamento de 2012

Os feriados de novembro são uma excelente oportunidade para se planejar o ano seguinte. E cá estou pensando em 2012. Na terceira revisão... Boa música, boa leitura e muito fosfato.
Algo que já reconheci é que errei ao ignorar os efeitos das crises Européia e Americana nos investimentos. A crença no "longo prazo" me passou uma confiança que será recompensada um dia, mas com o nível de informação de que disponho deveria ter efetuado algumas correções de rumo. Na verdade até fiz algo graças ao excelente Professor de Finanças do Ibmec, Nelson Souza, que me deu o último empurrão em direção ao Tesouro Direto. devo terminar o ano no "zero a zero".

Finalmente hoje encontrei hoje o Blog HC Investimento de autoria de Henrique Carvalho (sua maior credencial, até onde vi, foi ter  batido o melhor fundo profissional do mercado: o lendário fundo Verde da Credit Suisse Hedging Griffo) com aqueles conceitos que sempre ouvimos falar, mas que parecem distantes e que teremos dificuldades de colocar em prática. Nada disso...
Alocação de Ativos, Otimização de Carteiras, Minimização de Riscos, Diversificação e por aí vai... No melhor estilo dos tempos em que vivemos de conhecimento farto e gratuito à disposição.
Lá encontrei uma boa frase sobre investimentos que concordo plenamente: "Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros compostos" - Benjamin Franklin

Foi um domingo de exercícios e agora é partir para a ação. Que venha 2012!


3 comentários:

Henrique Carvalho disse...

Olá Elerson!

Muito grato pela citação ao blog.

Fico feliz que o material tenha sido útil para ajudar no seu planejamento em 2012.

Para um ano em que o Ibovespa está com um rentabilidade próxima dos -15% terminar o ano no zero-a-zero não é ruim.

Entretanto, embora não saiba como está a alocação de sua carteira, o investidor que diversificou bem sua carteira no ano e aumentou a posição em bolsa quando o Ibovespa caia praticamente -30%, está com rentabilidade entre 3% e 5%.

Claro, uma estimativa grosseira, até mesmo se baseando pela minha carteira.

Desejo sucesso com seus investimentos e que o blog HC Investimentos continue sendo uma boa referência para você.

Meu foco está na alocação de ativos, que estudei a fundo em mais de 10 livros específicos do mercado americano sobre o assunto.

Grande Abraço!

Henrique

Unknown disse...

Eu que agradeço Henrique. Tanto a visita quanto o material disponível no teu Blog. Tem sido uma referência constante nos meus momentos de estudo.
Esta é uma das maravilhas da internet. Quando é que teríamos a chance de trocar experiências?! Abraços.

Pedro antônio disse...

Gostei muito do site dicas importante parabéns