domingo, 4 de novembro de 2012

A jornada rumo ao orçamento 2013! (Em casa...)

Chegamos ao penúltimo mês do ano e deu a hora de prepararmos o que será 2013. Fiz recentemente pela empresa e deu um baita trabalho. Aprendi bastante... Agora é a hora de aplicar à vida pessoal. Vamos ao orçamento para o ano que vem! (É claro que há outros tantos aspectos para ser pensados - lembra daquela dieta? Malhação?..., mas vou me concentrar neste no momento)

Antes de começar: se tem um hábito que cultivo há muito tempo, é o de anotar despesa por despesa para jogar no bom e velho Excel. Não sou pão-duro. Sou controlado... E venho cumprindo bem meus objetivos de estudos, viagens e iDevices (entre outros). E não venham com essa de que depende do quanto ganhamos. O segredo é o quanto gastamos.

O que pretendo agora é dividir os conhecimentos que vou aplicar ao meu planejamento para que possam buscar o de vocês. Trata-se de algo simples, sem nenhum pulo do gato (pra isso, o Google está cheio de dicas). O que vale mesmo é a disciplina.
Naturalmente não será em um post só... Toda vez que parar para tratar do assunto em casa repasso algo por aqui.

O ponto de partida é que você tenha em mãos quanto ganha e quanto pretende gastar mês a mês do seu rico dinheirinho. Como já faço isso há anos, tenho uma boa noção. Pego o valor médio de cada item e vou alocando nos "meses vindouros". Meu plano de conta é o seguinte:


RECEITAS
Salários
DESPESAS
DESPESAS - Tributos
DESPESAS + Investimentos

Alimentação
Comunicação
Diversas
Educação
Financeira/Bancária
Habitação/Local de trabalho
Lazer
Pessoais
Profissionais
Transporte
Tributos

Investimentos
Resgates

RESULTADO
% Investimentos
% Resultado
ACUMULADO

SALDO
Corrente
Investimento



Para cada item tenho sub-itens que deixo para cada um adaptar à sua realidade.  Vejam o exemplo da conta Transporte:


DESPESAS:Transporte:Bus/Metro
DESPESAS:Transporte:Combustivel
DESPESAS:Transporte:Estacionamento
DESPESAS:Transporte:Manutencao
DESPESAS:Transporte:Outras Desp. Transporte
DESPESAS:Transporte:Pedagios
DESPESAS:Transporte:Prestacao do Carro
DESPESAS:Transporte:Seguro Automovies/Multas
DESPESAS:Transporte:Taxi


Perceberam a palavra "DESPESA" no início de tudo? Ela vem do excelente Gnucash, software livre multiplataforma para controle e acompanhamento das finanças. Aos que conhecem, seria um MS Money free. De qualquer forma não se assuste. Com o Excel você consegue fazer muita coisa...

Como disse, tendo em mente o quanto se espera receber e gastar em cada linha, basta nomear colunas com PLAN Janeiro, PLAN Fevereiro, ... até PLAN Dezembro e iniciar um exercício de refinamento. Vai sobrar? Vai faltar? Alguma viagem programada? Aniversário do filho mais novo? Será que colocou muito para Comunicação? As perguntas são as mais diversas... Uma coisa é certa: se você nunca parou para pensar no assunto, vai se assustar como o dinheiro se vai se nem ao menos perceber.

Bom, então agora é arregaçar as mangas e montar sua planilha. Vou fazer a minha (na verdade "minhas") por aqui. Os próximos passos serão a definição de metas e o que fazer com o que se sobrar (ou faltar).

Fiquem à vontade para postar dúvidas na sessão de comentários ou então escrever para o meu email.
Sucesso na empreitada!

Um comentário:

Wanderson Assis disse...

Parabéns pela matéria,na minha opinião extremamente útil. Wanderson