Refiro-me (quem se lembra da próclise?) aos números e fórmulas que são capazes de explicar e até mesmo prever fenômenos e comportamentos. Por alguma razão fui programado para ser dos mais racionais entre meus círculos de amizade e a ficha só caiu de verdade quando comecei fazer aqueles testes comportamentais e de liderança.
E foi numa dessas, na paixão por números e Estatística é que trago uma pequena contribuição. Em um estudo despretensioso consegui comprovar a Lei de Murph! Parênteses: para escrever este texto dei uma olhada no que o Google tem dizer sobre a dita "lei". Vale a pena gastar uns minutinhos para ter o que dizer nas próximas rodinhas de café no escritório. Sabiam que tem brasileiro na história? E que há um site exclusivo para o coitado do Murph? http://www.murphys-laws.com
Recentemente renovei o meu passaporte e posso dizer que fiquei satisfeito com o processo, aliás, processo foi a "alma do negócio". Pude perceber que tivemos alguns estudos que levaram ao formato atual - agendamento via site, primeira visita para aquisição de dados, aviso via email e retorno para pegar o novo documento. Naturalmente há o que ser melhorado, mas entendo que chegamos a um bom termo quando considerado o volume de trabalho necessário.
O fato é que lá estava eu, sexta-feira, Aeroporto do Galeão, quase chegando na Polícia Federal para buscar meu passaporte... Já no corredor percebi a multidão e comecei a traçar os cenários - o que fazia tanta gente ali? E se todo mundo tivesse ido buscar também seus passaportes? Fui modelando minhas respostas possíveis.
Os avisos nas paredes me direcionaram até o senhor que distribuía as senhas. Peguei a 141 e olhei esperançoso para o painel: 62(!). A primeira reação foi começar a caminhar por onde havia entrado. Não iria ficar olhando minha sexta passar sem fazer nada. Poderia aproveitar melhor o meu tempo. Isto sem falar que o trânsito só iria piorar... Mas resolvi dar um crédito ao processo e defini um tempo de 10 min para avaliar a velocidade de atendimento. No iPhone mesmo abri o Number (o Excel da Apple) e comecei anotar as horas em que as senhas eram chamadas e por uma fórmula chegava à velocidade. Nestes 10 min concluí que em mais 40 seria atendido. Nada mal, afinal o custo (em minutos) de voltar no aeroporto só pra aquilo seria maior.
Como já tinha começado a planilha, e na ausência de ter mais o que fazer, continuei, senha após senha:
Fiz este gráfico no iPhone e agora o publico no iPad. Espero que tenha ficado bom.
Percebem o que aconteceu? Adivinhem qual foi a minha vez? Só pode ser a Lei de Murph!!!
A intenção do estudo era prever a hora em que a senha 141 seria chamada. É o que temos na vertical. Na horizontal, embora não esteja explícito, a hora da medição (algo como: às 16:00h, previ que seria atendido às 17:04h; às 16:05h, a previsão já era para 17:12h).
Ao longo do estudo, à medida que mais dados apareciam, a expectativa para o atendimento só caía. Faltando alguns minutos ela até se estabilizou. A velocidade estava flat em 1,40 senha/min. Até que chamaram a 140. Viram o que aconteceu? A velocidade caiu para 0,40 senha/min. Inacreditáveis 70% de redução de desempenho. O que mais, além da Lei de Murph, poderia explicar tamanha queda? Numerologia?
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