terça-feira, 7 de julho de 2009

Sinal dos tempos - China completa primeira transação internacional com sua moeda

Folha OnlineO Banco da China (banco central chinês) realizou a primeira transação internacional em iuanes, informou a entidade financeira através de um comunicado publicado em seu site oficial. A transação consistiu em um pagamento com iuanes a partir de uma companhia de Hong Kong, a seu sócio Xangai Electric International Economic and Trading Co.
Não foi divulgado o valor da transação. Embora Hong Kong seja território sob soberania chinesa, mantém o dólar local como moeda e uma política econômica independente, por isso as operações com iuanes na ex-colônia britânica até agora não eram possíveis.
O Banco da China celebrou uma cerimônia em Xangai para comemorar o fato, mais um passo nos planos da China para internacionalizar sua moeda e permitir seu uso transnacional, algo que por enquanto se deseja introduzir em países vizinhos como Coreia do Sul ou sudeste da Ásia.
Poucas transações entre filiais do banco central chinês em Hong Kong e seus pares de cinco cidades chinesas serão permitidos, durante período experimental.

Nenhum comentário: