sábado, 16 de janeiro de 2010

O gerente de projetos e o tomador de conta

Do blog da HSM -

Pessoal,

encontrei esse excelente texto do Luiz Edmundo no site Web insider que trata da diferença entre um verdadeiro gerente de projetos e alguém que apenas toma conta do projeto. Ao final do texto, inseri um link para um vídeo que encontrei com uma simulação de uma situação de projetos com várias falhas. Será que vocês conseguem encontrar quais foram os erros cometidos e comentá-los?

Aproveitando, informo que estou saindo de férias e que durante esse tempo tentarei manter-me desconectado, o que será difícil, mas tenho que tentar. Volto no início de fevereiro para continuar a compartilhar conhecimento.

Então, ficam aqui mais uma vez meus desejos de um grande 2010 para todos com muito sucesso e saúde não só no campo profissional, mas também no campo pessoal.

Um abraço.

“Keep the Faith”

————————————————————————————————————————————————————————

“Qual é a dificuldade de ser gerente de projeto? É só saber perguntar para quem vai executar a tarefa: ‘quando é que você acha que fica pronto?’ e anotar no Project. E depois ficar cobrando: ‘Tá pronto? E agora tá pronto? E agora tá pronto?’

E se for o caso, reportar para o superior: ‘Chefe, olha aqui, o fulano falou que tal tarefa vai estar pronta dia tal’.

Esse foi o comentário que Heinz, um leitor, deixou no meu blog (Projetizando a Vida) no post “Oba! Quero ser gerente de projetos!“.

Não consegui identificar se foi Irônico ou se foi sério.

Ser gerente de projetos é muito mais do que montar e cobrar cronograma. E mesmo essas atividades não são tão simples como parecem.

Montar um cronograma é muito mais do que “colocar atividades no post”. Começa antes, na identificação dessas atividades, baseado nos produtos a serem entregues, na estimativa de esforço e determinação das precedências entre elas.


E durante a “cobrança” é preciso detectar atrasos antes que eles ocorram e pensar em alternativas. Esse atraso impacta a data final do projeto? Como fazer para retirar esse atraso? Adianta colocar mais recursos para a tarefa X? E para a Tarefa Y?

Para responder essa e muitas outras perguntas (e por enquanto apenas falando em “cobrar cronograma”) existem dezenas de técnicas e métodos (caminho crítico, corrente crítica, fast track ou crushing), que são temas para artigos inteiros.

Gerenciar um projeto é muito mais do que “tomar conta” da equipe e do cronograma. É preciso planejar, acompanhar, comunicar, avaliar riscos, dimensionar esforço, definir estratégias, e, acima de tudo, fazer escolhas.

O que me deixou em dúvida se o Heinz foi irônico ou se acredita no que disse é que já vi muitos projetos sendo “gerenciados” dessa forma. Normalmente esse tipo de “gerenciamento” faz com que o projeto ande bem durante muito tempo, até que o cronograma do Project aponte que o projeto está 99% concluído e não sai mais daí…

É a “síndrome dos 99%” – os 99% são fáceis de atingir; mas esse 1% final, que é normalmente “fazer funcionar”, é que complica. Para esse 1% você precisa de um gerente; os outros 99% podem ser feitos por um tomador de conta…

Eu até imagino a cena, o cara chega, com uma flanelinha na mão e diz: “Tio, posso tomar conta do seu projeto? Deixa ai 10 real pra nóis…”

Para aqueles que ainda não são gerentes de projeto e não querem se tornar apenas flanelinhas, existem vários caminhos a serem seguidos. Apontei três em um artigo anterior (Gerente de projetos precisa de curso ou diploma?), aqui mesmo no Webinsider.

Bons projetos a todos nesse ano de 2010.

http://www.dailymotion.com/video/xb6hnk_o-reino-perdido_shortfilms

Um comentário:

Joakasfabio disse...

Tanto o gerente de projeto como o tomador de conta tem seu valor. Inclusive o gerente de projeto é por obrigação um tomador de contas por natureza. O problema é quando se tenta se projetar em cima de quem de quem projeta! Entendeu?!