segunda-feira, 11 de abril de 2011

A "coletivização da inteligência". Desta vez nas "amarelas" da VEJA

Faz tempo que me despertei para um conceito que acho uma preciosidade: inteligência coletiva. Ou como prefiro chamar, passamos pela "coletivização"da inteligência, do conhecimento.
Escrevo sobre isso com alguma frequencia, em todas elas porque passo algum aperto em resolver problemas com celulares ou tenho acesso a um conhecimento que vale muito dinheiro inteiramente de graça... A internet nos propicia isso.
O seu conhecimento vem pra cá, o de seu vizinho, dos técnicos eletrônicos, filósofos, sociólogos, futurólogos, artistas, cineastas, costureiros, humoristas, empresários, analfabetos, crianças e por aí vai... Ao chegar aqui na rede, esse conhecimento vai sendo depurado, comentado e mais pessoas tem acesso de forma que existe hoje muita coisa que pode ser resolvida com uma simples busca no Google! Pense nisso... Mesmo sem saber muito pouco sobre a colossal montanha de conhecimento que o homem acumulou nos milhares anos de história, você pode responder à praticamente qualquer pergunta.

O que me fez relembrar o termo foi a excelente entrevista das "amarelas" da Veja desta semana com o canadense Don Tapscott. Confesso que não o conhecia, mas ao dizer coisas como "a internet nos dá acesso ao conhecimento contido no cérebro de outras pessoas em qualquer parte do mundo. Isso é uma revolução", ele diz algo que já nos acostumamos a ver e, por isso, pode passar despercebido.

Enfim, não deixem de ler a entrevista e refletir sobre o mundo em que vivemos.

Nenhum comentário: