domingo, 18 de dezembro de 2011

Guilherme Rando - Uma Aula de Futebol


Durante essa semana, pensei muito em futebol, mas precisamente no Mundial, já que poderia ver as duas grandes equipes do futebol mundial se duelaram na final desse torneio. É claro que, em nenhum momento, mesmo com uma derrota, colocaria o Barcelona fora do primeiro lugar, ou seja, como o Melhor Time de Futebol do Mundo!!
Comentei na sexta, com um grande amigo meu Santista (Little Paul), que apostava na vitória do Santos...e apostava fielmente, já que imaginei um time surpreendente, como vi em vários jogos no Brasileirão. Nunca pensei em comparar Brasileirão com o Barcelona, mas sim, pela habilidade que os Brasileiros possuem de dar uma ”cara diferente” em jogos, tido difíceis!! Exemplo claro, em tempos remotos, é o do São Paulo contra o Liverpool e o Internacional contra o próprio Barcelona.
Enfim, acordo no domingo empolgado e satisfeito, antes de tudo, por poder ter a possibilidade de ver um grande jogo, por ser um AMANTE DO FUTEBOL!!
Eis que o jogo começa, e o que eu pensava, o que eu imaginava, não acontece. Ou melhor, foge totalmente do que eu imaginava...meio que: “Meu queridão, vc não conhece nada das quatro linhas!”
Fiquei impressionado com a qualidade, indescritível, do Barcelona. Não é um time excelente. É um time com qualidades absurdas, que não dá moral nenhuma, atropela e joga como se fosse uma pelada.
O Santos, que me perdoem os Santistas, foi um time de “segunda’. Não consigo imaginar que ninguém entrou em campo. Apenas imagino que, após ver a “Seleção” do Barça, todos ficaram boquiabertos, não entendendo nada o que estava acontecendo, ou melhor, ficaram naquela: “Ensina nós a brincar assim, a jogar desse jeito!”
Enfim, para os Amantes do Futebol, uma aula de como se joga nunca é demais. Achei fantástico, e espero que esses nossos técnicos possam ter visto esse jogo, e possam ter aprendido algo. Mesmo pq, independentemente de se ter Messi, Xavi, Iniesta, Piquet, Puyoul, Fabregas, Dani Alves (quem diria???), Valdes (nem precisava ter ido ao jogo), foi uma aula do Pepe Guardiola.
Para Neymar, continuo achando que será um dos grandes, em breve. Já para o Ganso, imagino que uma imensa reflexão do próprio se faz necessário, já que ANDOU em campo. Não adianta querer salário, querer jogar em times bons, fazer comparação, se estiver devendo (e ele está!!).
De qualquer forma, agradeço pela manhã futebolística que tive. Como um amante que sou, meu muito obrigado, BARCELONA!!!
Para o Santos e demais do mundo, digo uma coisa: “Trabalho...meu nome é Trabalho...já dizia o Muricy!”

Guilherme Rando de Oliveira

Nenhum comentário: