segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Meio ano de iPad - Resumão

Chegamos à ultima semana do meu ano iPad, na verdade do meu meio ano iPad, afinal só entrei para o grupo de felizes proprietários em junho.
Poderia escrever linhas e mais linhas sobre a mágica, a experiência, etc, mas vou me focar naquilo a que me propus. Deixar de lado qualquer outro computador e ficar apenas com o o iPad.
Desde o inicio sabia que seria impossível, mas gostaria de chegar ao limite para contar para vocês. O que posso dizer então?

O limite até aonde se consegue chegar apenas com o iPad depende de seu uso diário de computadores. Se for só internet, redes socias e emails, fique tranquilo, pois jamais o iPad te limitará em alguma coisa. Pelo contrário, é muito melhor ter este mundo na ponta dos dedos que na ponta do mouse.
Agora se você é um engenheiro ou publicitário que vive com autocads, photoshops e outros programas específicos para a área, aí o iPad poderá atuar como complemento, porque lá serão encontradas n Apps que pegarão seus trabalhos naqueles programas e tornarão, pelo menos a apresentação de resultados, um show a parte.

No meu caso, já disse por aqui, estou com quase 95% de aproveitamento. Passo dias sem abrir o Laptop em casa. No trabalho ainda estou preso ao PC, mas com alguma adaptação pela empresa isto já não seria problema.
Não sei o que é usar caderno há muito tempo. Graças as Apps Bamboo, que permite anotações a mão livre - quero ver se compro uma canetinha, e à famosa Evernote (um dos aplicativos mais recomendados por aí) que se propõem ser seu HD externo para anotações, sons e imagens. Além das duas, gosto muito também da GoodReader, que permite anotações em PDFs e também ajuda organizar os arquivos. Por último, o DropBox é obrigatório para a gestão e compartilhamento de arquivos na Nuvem.
Falando em Nuvem, tenho usado pouco os pacotes "Office" que baixei. O iWork e o DocsToGo. Mais pela necessidade que não apareceu, mas quando foi o caso, o Keynotes deu um show em uma apresentação no MBA.

Minha rotina tem sido a seguinte. No trabalho levo o iPad para as reuniões e com o Evernote tomo notas (que estarão disponíveis pra mim em qualquer lugar com conexão de internet). Se eu for o responsável pelo encontro também gravo o áudio porque depois consigo escrever atas mais fiéis ao que de fato aconteceu nas discussões (já fui até elogiado pela qualidade de minhas atas). Se aparece algum documentos ou imagens que mereçam fazer parte do assunto também tiro fotos, mas isto aconteceu um vez só.
Quando recebo algum material em PDF, algo muito comum no MBA, além do Evernote ponho pra trabalhar o GoodReader e vou ali anotando detalhes, marcando textos, comentários e etc. No final tudo isto pode ser enviado para um amigo que não pode participar...
O Skype é muito utilizado para falar com a família e com os grupos de estudos (uma vez que meu curso é no Rio e só eu moro longe).

Em casa a diversão fica por conta dos joguinhos que o Antônio gosta, a navegação pela internet e redes sociais (até a D. Onça já adotou o iPad como a plataforma oficial para checar seu Facebook). Recentemente baixei o Garage Band para o Antônio se iniciar na música. Já fiz algumas coisas, mas nada que merecesse divulgação, por enquanto.
Lembro-me ainda do iMove... Fiz aquele vídeo sobre a viagem à Londres e depois perdi várias oportunidades de fazer algo (culpa de minha falta de tempo e não do aplicativo que é excelente).

Nas finanças mantenho algumas planilha sempre perto e esta semana falei sobre a nova plataforma móvel do Banco do Brasil.

Ter um iPad é isso... Ter sua vida digital na ponta dos dedos. Aos poucos mais e mais usuários vão surgindo às vezes ensino, às vezes aprendo e a cada dia os Tablets vão invadindo nosso dia a dia. Depois deste Natal sei que mais pessoas aparecerão na empresa com o seus.

Passar muito tempo com ele em mãos é um tanto incomodo, mas para ler as revistas e livros deitado (sei que não é o recomendado) até que é uma boa. Outro aspecto de ergonomia é que ficar teclando por muito tempo te dá uma dorzinha no pescoço que fica muito voltado para baixo. O teclado sem fio vendido pela Apple deve minimizar isto, mas por enquanto não vejo necessidade.

Quando tenho sido forçado a usar o Mac?
Temos convertidos alguns DVDs para que o Antônio consiga vê-los no iPod, iPhone ou iPad. Isto só com o Mac.
Descobri um site que baixa vídeos do YouTube (www.keepvid.com) e ele é baseado em Java e isto o iPad não tem.
Minha planilha mestre de acompanhamento do orçamento familiar está em um Excel de longa data, por isso optei por continuar no Mac.

Fora isso, o resto é tudo aqui no iPad. Este post está sendo escrito no teclado virtual...
Estou muito satisfeito e sei que continuarei fã dos Tablets (principalmente do iPad) por muito tempo. Recomendo a compra e estou disposto a ajudar aos que precisarem.

Abraços.



- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: