terça-feira, 24 de abril de 2012

Google Drive - Será que emplaca?

O Google lançou hoje seu serviço de armazenamento e compartilhamento de dados na Nuvem. Na essência o que oferecem agora já poderíamos ter de certa forma utilizando o Google Docs e o Gmail, mas daria muito trabalho...
O duro é que chegou um pouco tarde já que até a Microsoft já contava com seu "SkyDrive"... O fato é que o Dropbox é o serviço mais conhecido no meio. De qualquer forma em se tratando do Google não é bom brincar.
Por enquanto seu uso será um tanto limitado pra mim, uma vez que não há disponibilidade de App para iOS (às vezes me esqueço que tenho um telefone Android). Ainda assim temos uma oferta interessante: são 5 GB de armazenamento grátis. Mais do dobro do Dropbox.

Acredito que a produto vai pegar, ao contrário do que aconteceu com o Wave (alguém se lembra?), porque estamos falando de um "Me Too" do Google aproveitando sinergias com outras ferramentas da empresa e acredito que exatamente isso (uma base gigantesca de usuários de Gmail, Docs, YouTube, Maps, etc, etc) vai favorecê-lo. Veremos...

A utilização é simples (para aqueles que não foram introduzidos a algo do tipo): você instala o aplicativo em sua máquina (PC ou Mac) e uma pasta é criada. A partir daí todos os arquivos ou pasta que você salvar, alterar, renomear e excluir por lá, será replicado na nuvem e poderá ser compartilhado com o mundo inteiro, inclusive você em outro PC ou dispositivo móvel. É quase um sonho quando imagino que em 2000 meu trabalho de final de curso focava o uso colaborativo da internet.




Nenhum comentário: