domingo, 28 de abril de 2013

AppleTV no sábado à noite

Um dos iGadgets que vieram na mala na última viagem à Londres foi uma AppleTV. Talvez o mais incompreendido produto da Apple entre os mais famosos. Olhando pelo nome, alguns podem achar que já se trata da TV da Maçã. Não é...
A AppleTV é uma caixinha (na verdade um "computador") dedicado a tornar sua TV, qualquer quer seja ela, uma janela para o ecossistema da empresa.
Quando Jobs lançou o iPod ele não pensava em apenas vender um tocador de MP3. Não era isto... Não só isto. Era preciso "cercar" a vida das pessoas com conteúdo, onde quer que estivessem... Na seqüência veio o iTunes e a indústria fotográfica nunca mais foi como antes.
Vídeos também começaram ser vendidos aos montes. iPhone, iPoud Touch, iPad (alem dos já tradicionais iMacs e MacBooks) e lá estávamos nós "envolvidos" por um ecossistema capaz de nos fazer produzir e nos divertir mais e melhor.
Faltava, e talvez ainda falte em sua totalidade, a grande tela. Bilhões de pessoas se posicionam diante da TV todos os dias. O consumo de mídia é intenso... A AppleTV foi a incursão neste direção. Naturalmente não foi a primeira caixinha do gênero. Assim como não o foram todos os iQualquer coisa.
Com a AppleTV sua TV se transforma numa espécie de iPad gigante. Quer ver filmes, ouvir musicas no iTunes? Lá está ela... Quer jogar alguma coisa como se fosse um vídeo game? É só "espelhar"... O mesmo vale para apresentações, palestras e aulas.
Para entender um pouco mais é só ir no http://www.apple.com/br/appletv/.

O mais interessante da história toda é ter o conteúdo ao alcance dos dedos. Dia desses chamei meu filho para assistir desenhos da época em que tinha a idade dele. Procurei pela Pantera Cor de Rosa (e imaginar que um dia um personagem de desenho animado fumou...) e do episódio 001 até o 018 fomos de uma vez só...
É claro que TVs inteligentes também têm o aplicativo do YouTube, mas não é a mesma coisa. Controlar a partir do iPhone ou iPad dá um toque especial...
Já comprei o Skyfall por 10 reais a menos que qualquer meio físico...
Agora há pouco, sábado a noite, todos dormindo e nada de bom, mesmo na TV paga... Navega daqui, navega dali e vi que não havia assistido ainda o Batman Begins. US$3,99 o aluguel. Não chega ser uma pechincha, mas do sofá de casa, sem mover uma palha e ter qualidade de Blu-Ray... Sem preço.

Às vezes falo que nos acostumamos facilmente e não percebemos a revolução que está acontecendo. Talvez seja o início. O Beginning... Batman Begins... Não resisti ao trocadilho...



Nenhum comentário: