segunda-feira, 7 de julho de 2014

Coluna do Gui - Tem que ser agora...

Chegamos aonde teríamos que chegar nessa Copa do Mundo. No mínimo em uma semi-final. E acho que temos plenas condições de avançar para a final, mesmo sem o nosso melhor jogador, o Neymar.  

Falando do Neymar, um baque e tanto para nossa Seleção. Espero que os jogadores se unam ainda mais e possam dar conta do recado. Jamais imaginaríamos que isso pudesse acontecer; mas aconteceu, em uma entrada infeliz do Colombiano Zuñiga. Imaginemos que o Neymar recebesse o 2º cartão amarelo, também ficaria fora. Enfim, agora não é hora de pensar mais em Neymar e sim, na Alemanha.  

Dois jogos de tirar o fôlego nessas duas semifinais. Quatro grandes Seleções se enfrentam para ver quem chegará a final. Eu espero que sejam Brasil e Holanda, fazendo o jogo decisivo no Maracanã.  

Primeiramente, falando sobre Holanda e Argentina, vejo a Holanda muito mais preparada para alcançar o feito. Já venho falando desta Seleção, que apesar de ter se classificado nos pênaltis contra a surpresa Costa Rica, tem apresentado um futebol mais rápido, veloz, e buscando sempre o gol com Robben, Van Persie e Sneijder. É uma Seleção que gosto de ver jogar, e desde a última Copa, vem jogando bem e superando grandes adversários. Está amadurecendo um título de Copa do Mundo para a Holanda, mas espero que não seja contra o Brasil, caso nós cheguemos a final contra eles. Sobre a Seleção Argentina, com a baixa de Di Maria, vejo um Messi solitário, que tentará um milagre para classificar sua Seleção. Higuain, Aguero, Lavezzi não acrescentaram nada até o momento, e não vejo que poderão fazer a diferença nessa fase da Copa. Mas se tratando de Messi, tudo pode acontecer. Uma jogada individual, uma bola parada, ou seja, o “monstro” Messi, pode sim fazer chover e ser o diferencial nessa partida. Mas ainda acredito na Holanda. 

Agora, sem dúvida alguma, a pergunta que está na cabeça de todos nós Brasileiros é: “Quem substituirá Neymar na partida contra a Holanda? O que Felipão está pensando?”.  

Uma análise que fiz após ver nossas opções, e por se tratar de uma Alemanha, a Seleção mais preparada da Copa (minha opinião), é que voltaria apenas com o Luiz Gustavo; manteria Fernandinho e Paulinho, este mais avançado, e na frente Oscar (armação), Hulk e Fred. Com isso, ficaríamos com um meio campo forte na marcação, dando liberdade total para o Oscar, que seria o responsável por fazer nossas jogadas. O Paulinho sairia e chegaria mais a frente, em uma tentativa de voltar a fazer gols, seu diferencial Daí vem à pergunta: “Mas o time não ficará muito defensivo?”. Respondo que sim. Mas a Alemanha merece todo nosso respeito e atenção. Ficamos com possibilidade de Willian e Bernard pintar como jogadores de frente, em uma necessidade clara. Não acho nenhum pouco covarde pensar assim. Acho que é uma possibilidade concreta para uma Seleção Brasileira, que “brigará” com uma Alemanha, sem Neymar. O Hulk não necessitaria de voltar tanto, como vem fazendo, e seria o parceiro do Fred no ataque. Já Oscar, esse sim teria que brilhar como um exímio 10 (a la James Rodrigues), como ainda não fez. Com total liberdade para criar, seria nosso maestro. Em um momento como esse, em uma fase como essa, mudando a característica de jogar de uma Seleção acostumada com Neymar, temos que ser cautelosos, ainda mais diante da Alemanha. A possibilidade da entrada direta de Willian ou Bernard deixaria nosso meio campo mais frágil, diante de uma Seleção que tem um meio campo muito forte, mas daria a opção de um ataque mais veloz. São alternativas que está na mão do Felipão.  

Chegou de vez a nossa hora. Não podemos perder. É a vez de nossa Seleção mostrar a nossa cara sem Neymar, nossa referência. E acho que temos condições claras de passar. A torcida fará a sua parte, e espero que os jogadores possam nos representar muito bem, e que possamos avançar, caminhando para o Maracanã domingo. 

Um parêntese: “Como estarei indo a Brasília no sábado acompanhar a disputa do terceiro e quarto, confesso do fundo do meu coração, que NÃO QUERO ASSISTIR A SELEÇÃO BRASILEIRA, e sim a Argentina!!” 

Boa sorte Brasil. Só faltam dois jogos!  

Guilherme Rando – Amante da Bola 

Nenhum comentário: