sexta-feira, 4 de julho de 2014

Coluna do Gui - Que COPA é essa?

Realmente, uma Copa de tirar o fôlego. Um teste para cardíaco, como diz o jargão futebolístico.
Falando das oitavas de final, pudemos perceber muito nivelamento entre as Seleções. Nenhuma se sobressaiu, a não ser a Colômbia que vem surpreendendo muito nessa Copa, apresentando o melhor futebol até o momento, e que é nossa próxima adversária. As Seleções “de nome” não tiveram moleza, e sofreram para passar para as quartas. Brasil, Alemanha e Argentina, quase ficaram pelo caminho. Foram todas para a prorrogação, sofreram muito com Seleções de menor tradição como Argélia e Suíça, e o Brasil teve que ganhar a vaga nos pênaltis contra a Seleção Chilena. A Seleção Holandesa foi virar seu jogo na “bacia das almas” contra o México. Já a França, teve seus momentos de dificuldade contra a Nigéria, garantindo sua vitória apenas no final. E a Seleção Belga massacrou, mas também foi marcar e eliminar os EUA apenas na prorrogação, com uma atuação de gala do goleiro Howard, que bateu recorde, sendo o goleiro que mais defesa fez em uma partida de Copa do Mundo.
Sempre tenho dito que Copa é Copa! Não tem jogo fácil! As Seleções que não tinham tanta expressão no passado mudaram radicalmente, se aproximando muito das Seleções de ponta. De repente, nem na questão técnica em si de um jogador diferenciado, mas na disposição tática e no preparo físico. Além do que, com a abertura de vários mercados para todos os níveis de jogadores, vários deles se enfrentam em suas competições nacionais e continentais, e são companheiros de equipe, o que também se torna uma vantagem. Quando chegam a uma Copa do Mundo sabem muito bem as características de determinados jogadores que podem decidir, conseguindo anulá-los bem. Com certeza, a melhor Copa dos últimos tempos, em termos de futebol, de jogos emocionantes.
E nossa Seleção hein? Sempre tenho dito que acredito, por achar que estamos no caminho certo. Quando digo isso é porque, em minha opinião, convocamos os melhores que tínhamos, não deixando de fora nenhum jogador importante. Também digo que, daí a ser campeã propriamente dita, é outra história, mesmo porque o nível, das Seleções, está bem equiparado.
Comentou-se muito, após o último jogo (que sofrimento!!!), sobre a parte psicológica de nossa Seleção. Poxa, analisando todo o entorno de uma Copa do Mundo, disputada em casa, com uma Nação toda querendo demais esse título, com uma geração nova de jogadores, que não tem experiência em Copas, com um peso do Maracanazo de 1950, não há como não se emocionar ao escutar um hino; não há como não se emocionar ao ganhar uma vaga nos pênaltis em um Mineirão lotado; não há como não sentir uma pressão. E não adianta falar que são experientes, jogam na Europa, disputam grandes campeonatos. É tudo diferente de uma Copa do Mundo em casa. Eu acho que a Seleção sai fortalecida com tudo isso. Mas é obvio que precisamos jogar mais! Se quisermos passar da Colômbia nas quartas, temos que fazer muito mais do que fizemos contra o Chile. Vai ser outra pedreira. Vamos enfrentar uma Colômbia sensação da Copa até o momento, que joga fácil, que joga pra frente e que possui um exímio 10 (já dito antes), chamado James Rodriguez. Mas continuo confiante, achamos que podemos passar e galgar mais um degrau. Mas não será fácil.
O importante é não podemos ter apagões durante os jogos de agora, porque qualquer erro, “voltamos” para casa, e continuemos a assistir o restante da Copa pela TV. Acho que o Oscar está sumido demais; precisa aparecer e ser o nosso 10; armar; criar; e não ficar escondido na ponta. É sabido que o Luiz Gustavo não joga, e com certeza, fará muita falta. Mas creio que o Paulinho ainda vai brilhar nessa Copa, e espero que seja nesse próximo jogo. Já o Daniel Alves, em minha opinião, deveria dar lugar ao Maicon, por ser mais forte e ter um poder de marcação maior. Também, falamos muito do Fred, que não anda bem. Mas por ser um jogador mais de área, a bola precisa chegar, e com condições para ele marcar. Acho que não deve sair.
Analisando os outros confrontos de quartas de final, entre França e Alemanha, Argentina e Bélgica, Holanda e Costa Rica, vejo muito equilíbrio nos dois primeiros. Pelo que vimos até o momento, nem a Alemanha e nem a Argentina, ditas favoritas, terão facilidades. E não se assustem se ambas forem eliminadas por França e Bélgica, pois é muito possível acontecer. Apenas a Holanda que vejo com um pouco mais “facilidade”, muito pelo que vem apresentado. Com um futebol forte, e com um contra ataque mortal com Robben, a Holanda sim, é a favorita em seu jogo. E possui grandes chances de seguir rumo a final.
Continuo sonhando, como amante da bola, com uma semifinal entre Brasil x Alemanha e Argentina x Holanda. Mas nessa altura da Copa, e com os jogos vistos, não me surpreende se esse meu sonho virar “pesadelo”.
Boa sorte, Brasil! Que sejamos mais fortes nesse momento! 


Guilherme Rando – Amante da Bola 

Nenhum comentário: