quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Brasil será prejudicado por euforia dos mercados, diz Krugman



Portal Exame - A euforia dos investidores internacionais com o mercado brasileiro de capitais pode retardar o crescimento do Brasil nos próximos anos, alertou nesta quarta-feira um dos economistas mais conhecidos da atualidade, o americano Paul Krugman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2008.
Durante a Expo Management em São Paulo, ele disse inclusive que estuda a possibilidade de se desfazer de investimentos pessoais que possui no Brasil, não porque o país esteja indo mal, mas, pelo contrário, porque o mundo todo acha que ele está indo bem.
O problema de tanto otimismo, segundo ele, é o impacto da entrada de capital sobre o câmbio. Com o real valorizado e a perspectiva de novos aportes de dólar nos próximos meses, ficará difícil para o Brasil manter o ritmo das exportações e, consequentemente, a expansão vigorosa da economia.
"Os mercados estão agindo como se o Brasil fosse se tornar uma superpotência já no ano que vem", disse ele. "Mais uma vez, os mercados estão perdendo o contato com a realidade."


Continue lendo aqui... 


.

Nenhum comentário: