segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ausência pelo Coaching

Estive fora uns dias. A razão para o desaparecimento foi uma ida ao Rio para a segunda parte de um treinamento sobre Coaching (em que o ponto alto foi a apresentação de dois atores representando situações da vida real e, naturalmente, a aplicação da ferramenta).

Já havia lido a respeito, mas foi só depois destes dois módulos que comecei a entender direito do que se trata. Penso que só vendo uma sessão de coaching, mesmo que simulada, pra compreender do que estamos falando...
O coach não é necessariamente um mentor, nem um conselheiro. É alguém que não te dá as repostas, mas que te ajuda a encontrá-las. Sei que parece complicado. O coach lança mão de habilidades de comunicação do tipo capacidade de ouvir (além das palavras), perguntas abertas, mensagens claras e diretas para te auxiliar na construção de uma linha de raciocínio que te levará, por si só, às respostas.
O coach serve tanto para auxiliar em decisões imediatas quanto para desenvolver pessoas.

Para facilitar, aos que se interessarem, separei um link na Wikipedia (sempre ela) em que está lá escrito: "... Coaching tends to focus on the achievement by coachees of a goal or specific skill. Methodologies for coaching are positioned away from the directive or the facilitative". Cliquem aqui para visitar o verbete Coaching.

Separei também um vídeo (do YouTube, claro) no melhor estilo "imagens mais que 1.000 palavras". Percebam que na entrevista o Coach não dá respostas. Ele faz perguntas... Apreciem.

Nenhum comentário: