terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval de leituras e inflação no radar

Lembram da Copa da chuva?! Pois é... Estamos no Carnaval da chuva.
Como nos outros anos optei pelo descanso em casa e me dediquei à leitura (novidade). Estou entre as revistas recém-chegadas (EXAME e VEJA), o livro "O verdadeiro poder" do Professor Vicente Falconi e a internet.
Entrei aqui no Blog para responder o comentário do legendário Manguinha e vou aproveitar para ir mais fundo em um post que deixei no LinkedIn e Facebook. O assunto é inflação.
O ano eleitoral de 2010 parece estar longe e já não nos lembramos de detalhes das medidas anti-cíclicas do governo Lula. Na verdade o "anti-ciclo" já havia passado na virada de 2009 para 2010, mas porque não estender as benesses em favor da candidata-poste? Risco inflacionário? "Nem pensar", dizia o ministro Mantega.
O tempo passou, a candidata virou presidente e agora cá estamos nós com expectativas de inflação cada vez subindo mais. Não tivesse negociado com o do imóvel onde moro e estaria pagando um aluguel quase 12% mais caro...

No final de novembro, quando comecei o planejamento para 2011 (pois é meus caros leitores, tenho esse costume), decidi que era hora de apostar mais em CDB, na Renda Fixa - todos sabem que sou um investidor em desenvolvimento do tipo em que o conhecimento tem chegado antes que o dinheiro para investir.
Pra falar a verdade deveria ter feito isso antes, mas errei no planejado de 2010. Pensei que haveria uma recuperação da bolsa, com destaque para as commodities. Mesmo fazendo correções ao longo do ano (a Embraer me trouxe bons resultados), 2010 foi um ano apenas regular (um pouco acima da média de mercado).

Agora deixo como dica de leitura dois textos que li há pouco que corroboram a estratégia que tomei (que em paralelo ao CDB leva ao investimento em um novo MBA) e ajudam entender o que está se passando em nossa economia. A inflação veio pra ficar. Pelo menos 2011 já era.
Naturalmente não se está falando dos gloriosos índices pré Plano Real, as já passou da hora de nos apresentarmos ao mundo com uma inflação verdadeiramente na meta.

Vejam abaixo:
VEJA Online:

Batalha contra inflação em 2011 está perdida; BC mira agora o ano que vem

Diversos fatores eliminam a eficácia da alta dos juros contra a elevação dos preços neste ano; desafio agora é inflação de 2012








EXAME.com - Blog do Mendonça de Barros
Para não dizer que não falei de flores
Não ganhou a devida cobertura da midia o fato de ter PIB brasileiro – no final de 2010 - superado o da Inglaterra e o da França, o que coloca a economia do Brasil  entre as cinco maiores do mundo. Como o crescimento da economia brasileira em 2011 deve superar o da Inglaterra e o da França, esta posição vai se consolidar ainda mais.

Nenhum comentário: