terça-feira, 15 de março de 2011

EXAME.com: Dilma quer blindar Vale na troca de comando

Comentei ontem à tarde o texto... Fico indignado. Percebam que não adianta a presidente "querer" blindar a Vale. O fato do governo se meter na história mostra a ingerência política reinará. Será uma pena, pois a Vale não possui petróleo e não poderá se valer da máxima que o 2o melhor negócio do mundo é um petrolífera mal administrada.
O governo Dilma tem toda a vida pela frente. Veremos quais serão as consequencias desta decisão, mais ou menos, no final de seu período. Querem apostar? Seguem abaixo um trecho do texto e meu comentário:


Dilma quer blindar Vale na troca de comando

A presidente, a exemplo de Lula, gostaria de ver um perfil diferente no comando da empresa: alguém que seguisse a estratégia ditada pelo Planalto, como faz a Petrobras

 Comentários (3)Views (4065)
Germano Lüders/EXAME.com
Agnelli: "bronca" pública do presidente Lula pelo atraso nas obras das siderúrgicas
Há um novo executivo cotado para substituir Roger Agnelli na Vale: trata-se do presidente da Suzano Papel e Celulose, Antônio Maciel Neto


Brasília - A presidente Dilma Rousseff está convencida de que é preciso trocar o comando da mineradora Vale, mas quer blindar a companhia do apetite político, para não causar turbulência no mercado nem impacto nas ações da companhia na Bolsa de Valores. Agora, há um novo executivo cotado para substituir Roger Agnelli na Vale: trata-se do presidente da Suzano Papel e Celulose, Antônio Maciel Neto.
O nome de Maciel, ex-presidente da Ford do Brasil, circula no Palácio do Planalto e também nas negociações com os acionistas, mas o governo sabe que a substituição não será uma operação fácil. Agnelli não quer sair e a Vale está em boa situação: é líder mundial na produção de minério de ferro e, no ano passado, atingiu o segundo maior lucro da história entre as empresas de capital aberto (R$ 30,1 bilhões), só perdendo para a Petrobras. Leiam mais no site EXAME.com.
Elerson Nogueira
Lamentável... A empresa é "teoricamente" privada. Quanto de lucro teria o Agnelli de entregar? Afinal, o fundos de pensão invistiram o capital de seus associados pra isso: lucro. Pergunte a um funcionário do BB ou Petrobras o que ele prefere? Sobre o lucro da Vale ainda é preciso lembrar que só ficou atrás da Petrobras porque a receita da petrolífera é muitas vezes maior? Em termos percentuais a história é outra. É uma pena que o futuro de um companhia, que deveria servir de exemplo ao setor público, esteja nas mãos de um governo como o do PT.

Nenhum comentário: