terça-feira, 4 de outubro de 2011

iPhone 4S - Meus comentários




Como me tornei uma espécie de "referência" em Apple alguns amigos têm me perguntado sobre o que achei do anúncio de hoje: o iPhone 4S.
O post aí embaixo demonstra que fui dos que embalaram na onda do "iPhone 5". Falava-se de uma revolução no design do aparelho (os lançamentos da Apple sempre são rodeados de zilhões de rumores). Além disso, ficamos mal acostumados com uma companhia tão inovadora. O fato é que o iPhone 4S é fruto do que chamamos de inovação incremental.
Isso quer que não valha a pena ou que a Apple tenha errado? Será o fim? Nada disso...
Esse pessoal não dá ponto sem nó. São feras de Marketing (disciplina que tenho feito atualmente e que certamente levarei este assunto). Numa tacada só lançaram um produto novo (4S), baixaram o preço do atual (4) e zeraram o preço da versão anterior (3GS). Pensem bem:
Quem tem do 3GS para baixo tem duas opções para trocar de aparelho e quem não tem nenhum pode entrar de graça na festa (nos EUA). Lembrem-se que nem só da venda de iPhone vive a Apple. Cada aparelho vendido traz consigo um novo consumidor de Apps (aplicativos mil) e, potencialmente, de músicas e filmes no iTunes. E tem mais: se o iPhone for seu primeiro produto Apple, certamente não será o último.

Nos sites que ando lendo há algumas informações que mostram como a Apple deve estar certa em não lançar algo totalmente novo agora:
- Nos primeiros 3 meses de 2011 foram vendido 2 vezes e uns quebrados mais iPhone 4 no mesmo período do ano passado;
- Talvez passe batido, mas duas operadoras foram acrescidas nos EUA. Clientes que comprariam o 5 ou 4S;
- Se está vendendo tanto pra que mexer agora na Cadeia de Fornecimento? O risco será o de esticar demais e perder o bonde.

O que eu respondo aos meus amigos?
Se você tem o iPhone 4 só vale a pena trocar se for um louco pela Apple (ou se conseguir um bom preço na venda do seu e na compra do novo). Se tem do 3GS pra baixo, não tenha dúvidas. Vou trocar o meu?
Não sei... Meu MacBook está na frente da fila. É dois anos mais velho que o iPhone. Tudo vai depender do dia em que estiver de volta a uma Apple Store (provavelmente a da já quase tradicional Regent Street).

Ah! Não percam os vídeos do Siri, recurso que transforma um telefone em um assistente pessoal ao estilo Jetsons. Se for tudo aquilo já terá valido a pena trocar... A conferir...

- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: