sábado, 4 de fevereiro de 2012

MBA de graça e por conta própria - Só a internet para nos proporcionar isto

Vivo lendo artigos, assistindo a vídeos e ouvindo entrevistas na internet. Acho que são recursos fantásticos e sou viciado nisso. No post anterior falei do meu apreço pela Educação. Apesar desta intensa atividade na rede nunca havia parado para pensar no que deixo abaixo. O Renato Ricci, do Blog Gestão Positiva no site da EXAME acertou na mosca. Com algum planejamento e boas dicas é possível obter um upgrade no conhecimento de maneira totalmente gratuita. Pense nisso!


MBA de Graça

Este ano resolvi fazer um MBA. Bom não é bem o que você está pensando. Na verdade a decisão de fazer um MBA deve ter ocorrido há uns quinze anos atrás – na época fui atrás dos mais badalados cursos e achei que a relação custo x benefício não era satisfatória em meu caso.
Um dos pontos negativos eram os currículos dos cursos, repletos de disciplinas que me pareciam mais para cumprir tabela do que formar uma pessoa em management. Com o passar dos anos o MBA foi banalizado (essa é minha opinião) – hoje temos MBA para tudo e o investimento é absurdo. Então, naquele momento, resolvi seguir a opinião de um amigo que me disse – se quer aprender realmente mais – vá direto a fonte. E fui. Fiz uma dezena de cursos e participei de diversos congressos de áreas distintas fora do Brasil – e isso foi sensacional – mas ainda muito caro.
Esse ano resolvi fazer o meu MBA – particular e customizado – e melhor com pouco investimento.
Comecei mergulhando de cabeça no sensacional TED (ted.com) – já bem conhecido no mundo acadêmico – o TED é um site de conteúdo aberto com uma filosofia de gerar inspiração e transmitir conhecimento – 100% free. São palestras, conhecidas como TED Talks que duram aproximadamente 20 minutos. Mas não são simples palestras.
Esta semana escolhi, para começar meu MBA – que acontece na minha casa, geralmente depois das 22 horas – alguns professores.
Minha aula inicial (magna) foi com Bill Gates – que falou sobre o mal uso das verbas de educação nos EUA. Em seguida optei por ouvir e ver em HD Jeff Bezos da Amazon, e para terminar uma aula incrível sobre o cérebro com um cara que eu não lembro o nome.
Mas o meu MBA não para por aí. Já escolhi alguns livros incríveis para ler – o Projeto Guttemberg tem centenas de livros gratuitos e livres para download. A Apple recém lançou a Itunes U – uma espécie de loja virtual para Universitários e acadêmicos – a surpresa: uma vasta gama de conteúdos abertos das melhores universidades americanas.
Ainda um obstáculo: a língua. A grande massa dos conteúdos está em Inglês – sem tradução. No Brasil já temos diversos TEDx (nome dado aos TEDs independentes) com diversas palestras e temáticas muito interessantes – gratuitas e o melhor, em português.
Os blogs da Exame apresentam textos muito bacanas em muitas áreas diferentes – e estão aqui para serem lidos.
Só não estuda quem não quer. Que se cuidem os MBA’s formais.

2 comentários:

Alex Nogueira disse...

Parabéns pelo Blog, Elerson. Encontrei-o navegando pelo LinkedIn. Legal a dica do TED.com, irei lá pesquisar para saber mais.

Você tem alguma experiência prática com o iTunes U? Já dei uma olhada e parece que o conteúdo é disponibilizado por instituições, sendo destinado para cursos/disciplinas específicos, talvez explique o acervo grande e meio "confuso".

Sobre o iPad, eu sabia que não havia como você não gostar, quando experimentou o meu, pela 1a. vez, no Polar Queen, lembra-se? ;)

Recomendo os apps:

- Outliner, estou escrevendo um livro com GRANDE ajuda de seus recursos de indexação;

- Dictionary, excelente dicionário e enciclopedia, completo e offline;

- Marine Traffic, o app do site marinetraffic.com, trazendo localização e dados de navios ao redor do mundo, quase em tempo real, baseado no AIS de bordo. É possível saber local, velocidade, rota, etc... Às vezes fica um pouco desatualizado, mas agora vejo o Seven Mar parado na CODESA.

Recomendo também acompanhar o BlogdoiPhone.com, leitura obrigatória sobre iOS.

Abraços!

Unknown disse...

Obrigado pela visita Alex.
Comecei uma "disciplina" de Economia pelo MIT. São varias aulas em áudio e video e já assisti a primeira sobre "combate à pobreza" com uma jovem francesa diante de acadêmicos da instituição.
Tem muita coisa mesmo e vou focar nos meus assuntos de interesse em Universidades de renome. Vamos ver...

Costumo dizer que sou um Applemaníaco dentro das minhas possibilidades e quando seu iPad foi o primeiro que vi ao vivo. Incrível a visão de Steve Jobs...

Obrigado pelas dicas. O Marinetraffic vou baixar já e o Blogdoiphone eu vejo de vez em quando.

Grande abraço.