sábado, 28 de junho de 2014

Coluna do Gui - AGORA SIM...

Uma Copa cheia de surpresas. Essa é minha visão após o fim da primeira fase.
Enfim, chegamos a tão esperada fase de mata-mata. Realmente, a primeira fase foi cheia de surpresas e algumas Seleções, que achávamos que viria passear, estão classificadas. E outras, que poderiam chegar ao título, já retornaram para seus países.
Após eliminação, justa e precoce, de Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, sobrou para nós, os Sulamericanos, dominar as oitavas de final. Não veremos nenhum confronto entre Europeus nessas oitavas, o que nunca havia acontecido em uma Copa. Não só isso foi surpresa, mas Seleções como Costa Rica, Argélia, Grécia e Suíça, figurarem entre os classificados também foi uma surpresa.
Nos confrontos dessas oitavas, vemos uma “mini” Copa América de um lado. Brasil enfrenta e o Chile, e Colômbia enfrenta o Uruguai. Os vencedores desses confrontos se enfrentam nas quartas. Vejo o Brasil bem para o jogo diante dos Chilenos. Imagino que não teremos tanta facilidade como nas Copas anteriores, já que o Chile eliminou a “poderosa” Espanha, mas vejo que passaremos sim. Com Neymar inspirado, Fernandinho dando mais dinâmica no meio campo, em um Mineirão lotado, acho que faremos bonito. Já Colômbia e Uruguai, outro clássico Sulamericano, creio que a Colômbia fará mais uma façanha e superará o Uruguai. Sem o “anta” Suarez, com certeza o Uruguai perde força. E a objetividade tem sido o forte dos Colombianos, comandados por James Rodríguez (um exímio 10, bom de bola) e Cuadrado. Espero que os Colombianos venham a dançar o Armeration no final do jogo.
Já nos outros confrontos, creio que os ditos “grandes” passarão. Argentina, Holanda, Alemanha e França continuarão buscando o título. Inclusive, poderemos ter nas quartas um confronto entre Alemanha e França.
Agora, nos confrontos entre Costa Rica e Grécia, as surpresas do Mundial, vemos uma Costa Rica fazendo história. Após eliminar Inglaterra e Itália, é a favorita para passar. Mas até onde a façanha pode pesar? Já vi muito disso. Mas estão assanhados para continuar fazendo história, e nada melhor que um jogo contra os gregos para continuarem sonhando. Com um jogo pragmático, os Gregos não acrescentam nada. No entanto que se classificaram no apagar das luzes. Vamos aguardar.
Já sobre Bélgica e Estados Unidos, imagino que teremos um confronto interessante. A Bélgica tem Hazard como referência. Os Estados Unidos tem Dempsey. Se de um lado temos uma Seleção Belga, que venceu seus três jogos e que chegou com o status de melhor das eliminatórias europeias, mas que ainda não apresentou nada de interessante, e até mesmo seu técnico disse que o importante é vencer e não convencer; temos de outro, uma Seleção Americana que fez bons jogos contra Gana e Portugal, e que tem no banco um treinador que conhece muito de gols, “Cata Klinsmann”. Espero que os Estados Unidos passe, e continue fazendo história.
Com os confrontos definidos das oitavas e analisando o emparceiramento de grupos até a semi-final, não posso negar que “sonho” com confrontos entre Brasil x

Alemanha de um lado, e Argentina x Holanda, de outro. É sonho? Não sei. Mas também não custa “sonhar”!
Continuo acreditando na Seleção Brasileira. Até que me prove ao contrário. E espero que não seja o Chile. Mas como dito no início, em uma Copa de surpresas tudo pode acontecer. Copa é Copa, a camisa não vence mais!!
Fui....
Guilherme Rando – Amante da Bola 

Nenhum comentário: