terça-feira, 29 de junho de 2010

Coluna do Gui Rando - Uma Copa de Surpresas...

Tenho um grande amigo chamado Guilherme Rando. Agrônomo formado na mesma "500 Anos no Grau" que me formei na Federal de Viçosa.
Embora tenha nascido e crescido em Itajubá-MG, foi nos gramados do interior paulista que resolveu se estabelecer profissionalmente e hoje cuida de parte das lavouras de cana da Açúcar Guaraní - o nome do açúcar.
Sempre gostou de futebol e, desde sempre bateu um bolão dentro e fora dos gramados... Foi dele o memorável gol do título dos "Minhocas" em um campeonato na Universidade.
Pois este meu grande amigo (faço questão de repetir) me enviou um texto que vou dividir com meus leitores. O assunto?! A COPA 2010. Podemos estar assistindo a chegada de mais um blogueiro na praça. Com vocês, Gui Rando.




UMA COPA DE SURPRESAS...E DECEPÇÕES!!!

Como diria meu amigo Galvão Bueno: “Que Copa do Mundo é essa, Amigo??”
É impressionante como todo o Mundo pára em época de Copa do Mundo! Todos atentos, torcendo e sofrendo por suas seleções, ou por suas preferências. União de povos, delírios de uma Nação, pausa no sofrimento de um país...coisas que só o futebol consegue fazer, e muito bem!
Falando do futebol da Copa, confesso que estou surpreso com os ocorridos nestes últimos dias (desde 11 de junho). Não imaginava ver seleções como Itália e França, caírem na primeira fase. Não imaginava Inglaterra sendo a segunda em seu grupo. Não imaginava Paraguai, Uruguai, EUA, sendo os primeiros em seus grupos. Enfim, como diria o ditado: Não tem mais bobo no futebol!”.
Foi vergonhoso a participação de Itália e França, ainda mais se voltarmos há 4 anos atrás, e verificarmos que as mesmas fizeram aquela linda final em 2006, aonde, de forma não tão menos vergonhosa, foi a atitude de Zidane, uns dos mais completos jogadores que vi jogar. Enfim, creio que tiveram o final que mereciam, pois não apresentaram nada nessa Copa. Não podemos mais pensar que somente com tradição e nome venceremos uma Copa. Exemplo claro que, nós Brasileiros, tivemos na de 2006.
Outras seleções podemos ver que tiveram uma evolução importantíssima nos últimos anos e Copas. Gostei muito do futebol apresentado pelos americanos e pelos sul-coreanos, mesmo sendo eliminados nas oitavas. As “Sulas” Paraguai e Uruguai, mostraram muita disposição e garra em seus jogos, e mereceram passar para as quartas. Já Gana, com seu futebol alegre e muito corrido, conseguiu passar também. E a decepção das oitavas, e também porque não da Copa, foi Portugal. Que futebol pequeno, para quem tem C. Ronaldo, Deco, Ricardo Carvalho, Liedson...ridículo. Sem tantos problemas e com um futebol bom e competitivo, Holanda e Espanha tiveram uma passagem fácil nesta fase de oitavas. A Holanda, uma aposta minha. A Espanha que veio como favorita, por seus jogadores, ainda não empolgou como todos esperavam!
Argentina, Alemanha e Brasil, merecem comentários à parte.
Em minha opinião, a Argentina tem a melhor seleção. Apesar de uma defesa medíocre, seu meio e ataque compensam a fraca defesa. Como é bonito ver MessiTevezVeronMascherano, Di Maria, Higuain, jogarem. É muita habilidade, rapidez e vontade de vencer. Se existem jogadores que correm para o técnico, podemos afirmar que todos da Argentina correm por Maradona.  Por ser Brasileiro, não quero que Los Hermanos vençam a Copa, mas se eles vencerem, não ficarei surpreso.
Já a Alemanha, continua com seu futebol pragmático, sem tanta habilidade, mas muito tático. Todos sabem exatamente o que fazer em determinado período do jogo. São frios. Mostraram contra a Inglaterra isso. Independentemente do erro de arbitragem, foram mortais em seus contra ataques, e eliminaram facilmente a seleção Inglesa. Agora enfrenta a Argentina. Com toda propriedade, é uma grande favorita a vencer essa Copa.
E a nossa seleção? Ah, estamos devendo! O Brasil não empolganão nos trás tranqüilidade e nem tanta confiança. Precisávamos ter mais criação, marca de nosso futebol. Robinho e Kaká não deslancharamprecisam jogar mais. O que nos deixa mais tranqüilos é nossa defesa, que é a melhor do mundo. Mas como todos temem o Brasil, imagino que a passagem de fase nos faz mais fortes, e essa é minha aposta. Tomara que não esteja errado.
Agora, Ronney, Cristiano Ronaldo, Deco, Henry, AnelkaLampardCanavarroDrogba disputaram a COPA??? Eu não vi!
Com relação à pergunta do primeiro parágrafo, está respondida no título!
BOA SORTE BRASIL!!

Guilherme Rando   

5 comentários:

Buiu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Buiu disse...

Que isso Guiga, acho que escolheu a Profi errada. Cara recomendo fazer um teste na Central da Copa (como comentarista) ou quem sabe ser colunista do caderno de esportes dos jornais: O Globo ou Folha, ou ainda, escrever matérias para o O Lance!!! Parabéns pelos seu comentários, ah, claro não poderia faltar aquele comentário: Futebol para Vc é igual sexo para o Gustavo Adolfo, na teoria vc sabe tudo mas na prática não sabe nada!!! KKKKKK!! Parbéns para o teco tbem pelo belíssimo blog!!

Bambam disse...

Grande G9.
Belas e sábias palavras.
Estamos em falta em nossos bate-bolas analisticos pré e pós jogos desta Copa. Nas ultimas rodadas não debatemos, não trocamos palpites! Ainda tem 8 jogos para dicutirmos, torcermos, analisarmos e uma finalzinha, porque não verde-amarela, para darmos aquela trincada em Itajubeer (uns 7 choppinhos, hã?!)!
Que venha Holanda, pois o Chile já veio e já foi!

BALA disse...

PARABENS GUI. Realmente para mim vc é um dos caras que mais conhece de futebol. Só não sabia que escrevia tão bem. Desenvolva mais esta tua arte. Abração. BALA

Bambam disse...

Gui, um sabio, um profeta, um mestre futebolistico! Pena que deu mais atenção à Cana (no sentido profissional e pessoal) do que um ingresso ao futebol profissional. Poderia estar se despedindo da seleção nesta Copa, aos 33 anos, como um atacante experiente e matador, nos trazendo o Hexa!
A Holanda veio e já foi, pena que ficamos pra trás.
Utilizando Vannucci, caiu nosso Castelo de Areia, mas 2014 é logo aqui!