quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sobe a Selic...

A decisão do Banco Central de subir o juro básico da economia terá o resultado esperado, disso não se tem dúvida... Aliás, como de costume, haverá reclamações de todos os lados, mas o fato que esta política monetária, para o bem ou para o mal, foi um dos principais pilares que nos trouxe à condição atual (mais conhecida por aí como "nunca antes nestepaíz").

Eu fiquei curioso pra ver como o assunto foi tratado lá fora e o que me chamou a atenção foi parte do relato que encontrei no site da revista Businessweek. A matéria, além do óbvio, mostra indícios de aquecimento da nossa economia que eu ainda não tinha ouvido falar. Segue uma tradução livre e em seguida parte do texto com um link para a íntegra. Sobre a Açúcar Guarani vou confirmar com meu amigo Guilherme Rando.


O crescimento "chinês" está levando à escassez de oferta. A Ambev (Cia de Bebidas das Américas), maior cervejaria da região, teve que importar latas de cerveja pela primeira vez em seus 125 anos de história depois do fornecimento local esgotar.Açúcar Guarani SA, produtora de açúcar do país a terceira maior em valor de mercado, deixou 10% de sua safra "esperando" nos campos 40 dias a mais por causa da falta de pneus para a sua colheitadeiras, mesmo após a commodity atingir a maior alta dos últimos 29 anos em de fevereiro.



Brazil Raises Rate to 10.25% to Slow Economic Growth (Update2)

(Updates to add analyst’s comment in fourth paragraph.)
By Andre Soliani and Iuri Dantas
June 9 (Bloomberg) -- Brazilian policy makers raised their benchmark interest rate today for a second straight meeting in a bid to bring inflation back to target amid forecasts the economy will expand this year at the fastest pace in decades.
The eight-member board led by President Henrique Meirelles voted unanimously to increase the Selic by 75 basis points to 10.25 percent from 9.50 percent, as expected by 50 of 52 analysts surveyed by Bloomberg. Two economists had forecast a full-point jump. Today’s decision was without a bias.

Read more on the Businessweek website...


Nenhum comentário: