segunda-feira, 28 de junho de 2010

Erros de arbitragem - Uma questão de injustiça

Bola entra quase meio metro - Foto: Getty Images

Difícil se manter neutro em uma discussão sobre os recentes erros de arbitragem na Copa da África do Sul. Confesso que não entendo.
Estamos em pleno século 21, informação circulando o globo pelo ar em velocidade impressionante, preocupação com uma performance perfeita por parte de empresas e profissionais... Mas os velinhos da FIFA parecem ignorar isto. Minha esperança é que o tempo vai passar e os meninos que hoje não vivem sem MSN, Twitter, Facebook, GPS, 3G, 3D (caramba, quanta coisa!!), assumirão o controle.

Ainda assim não dá pra entender. Neste quesito o futebol americano está anos-luz na frente. O telão passa lances o tempo inteiro, os árbitros se comunicam de verdade e os técnicos podem até questionar/desafiar decisões (por um número limitado de vezes).

Como aceitar os erros, como conviver com eles? Do mesmo jeito que fizemos até hoje? Impossível. Em questão de segundos a informação já se espalhou e isso é algo inédito que só vai se aprofundar.

O que ameniza a situação da FIFA é que sempre que há um erro, como os que vimos nos últimos dias, uma das equipes/torcidas é favorecida. É impossível prejudicar as duas equipes ao mesmo, assim apenas metade dos interessados reclama. É só se colocar no lugar dos prejudicados pra imaginar como seria difícil. Deus me livre, mas pensem num Brasil e Argentina numa final com um erro a favor deles.

Pra mim os uso da tecnologia para estes caso seria uma questão de justiça. Simples assim. Não é a FIFA que prega o fairplay? Pois é, não é exatamente a mesma coisa, mas ganhar com um gol ilegítimo não é jogo limpo, aliás, perder com um gol ilegítimo... Se temos condições imediatas de reconhecer um erro, que ações sejam tomadas para corrigí-los. Não seria assim na sua empresa? Na sua vida pessoal?

Nenhum comentário: