sábado, 3 de julho de 2010

Coluna do Gui Rando - ESSE FINAL JÁ ERA PREVISTO!!!

Ao contrário do que disse o Kaká (em entrevista), a eliminação da Copa de 2006 me deixou muito mais triste e abatido do que essa.  Digo isso porque o ocorrido no dia de hoje, contra a Seleção Holandesa, já era previsto e mais do que esperado.

Para quem nos lê, pode imaginar: “Agora que perdeu é fácil falar!”. Mas não é isso, realmente este fim, como os das novelas da Globo, estava na cara. E tudo começou após a Copa de 2006.
Em minha opinião, para se ganhar uma Copa do Mundo precisamos muito mais do que apenas coerência, treinamentos fechados e grupo unido. Precisamos ter é FUTEBOL, ousadia, responsabilidade e, porque não, uma pitada de “irresponsabilidade”!! Que saudade daquele “Futebol Alegre e Muleque” que já apresentamos em outras Copas, e tínhamos condições de apresentar nessa. Isso é claro, se o Dunga tivesse convocado melhores jogadores, que nos daria mais opções.
Todos nós temos nossas preferências, mas creio que todos nós não teríamos, em sã consciência, convocado vários jogadores, e dentre eles, Doni, Kléberson, Grafite, Felipe Melo, Josué...enfim, tínhamos opções muito melhores que o ex-técnico Dunga levou. Por isso que digo, coerência não combina muito com futebol. Não adianta sermos coerentes, se o principal faltar!
Com relação ao jogo, em si, dois tempos distintos. Vimos um primeiro tempo muito bom da seleção. Jogamos bem, marcamos bem e tivemos chances de matar o jogo. Mas não matamos. Porque não voltamos assim para o segundo tempo? Não sei. A minha preocupação era: “Se levarmos um gol, como reagiríamos?”. E essa minha preocupação, se fez valer quando isso ocorreu. Foi um desastre coletivo, que há tempos não via. Uma desorganização, uma falta de controle, um desespero que, para uma Copa do Mundo, não é permitido. Enfim, tomamos o outro, e se fez valer a previsão descrita acima.
Senhores Kaká, Robinho, Luis Fabiano...porque que na hora H, não assumiram a responsabilidade? É nessas horas que quem quer ser o melhor do mundo aparece.
Como culpar um Daniel Alves, que era lateral e foi para o meio? Se fosse criativo como um meio campista, teria sido convocado para o meio e não para a lateral.
Como criticar Felipe Melo, que foi eleito o pior jogador estrangeiro da Itália na temporada passada? Não era para estar lá, só o Dunga o enxergava como titular. Mas que é um covarde, esse Felipe Melo é!
Outra coisa é que eu não conseguia enxergar um Grafite fazendo o gol do título. E para uma Copa, temos que pensar dessa forma. Se o “Zé” não jogar a final, o “Mané” (apenas expressão, já que o verdadeiro dispensa comentários) arrebenta.  
Enfim, foram tantos os erros coerentes e atropelos que muitos de nós acabamos se iludindo. Eu, GRAÇAS A DEUS, não!
Será que não teríamos mais sorte se tivéssemos levado Afonso Alves? Apenas para “refletirmos”!

Um comentário:

Bambam disse...

Sabias palavras, mais uma vez, meu caro sagaz e trepidante (adjetivo utilizado pelo saudoso Seo Paulo Eduardo Oliveira em um email inesperado, via Linkedin, à minha pessoa) Gui... Graças as suas palavras em um de nossos emails, dias antes daquele jogo contra a Holanda, eu passei a acreditar mais que podia rolar uma decepção ali... Rolou e eu, lá no Soccer City, estava com uma plaquinha na mão, dizendo "EU JÁ SABIA!".
Escreva mais! Vc manja muito mais do que o "cagão" Alex Escobar... rs