domingo, 27 de março de 2011

Nova fase, novo MBA - Finanças no IBMEC Rio de Janeiro

3480.jpg

Este final de semana dei início a uma nova jornada. Comecei meu MBA em Finanças pelo IBMEC Rio de Janeiro - fruto de um planejamento que vem acontecendo em ciclos de implantação, acompanhamento e revisão desde o ano 2000.
Foram 6 anos até o começo do MBA em Gestão pela FGV e mais 5 para o atual. Não foi exatamente o tempo pensado inicialmente, mas ainda assim o suficiente para colocar em prática, primeiro, o que foi aprendido na graduação e em seguida o que veio com o curso de Gestão, lembrando que comecei como engenheiro de campo em 2000, fui passando por funções de escritório e liderança e dois anos após a conclusão do curso na FGV veio salto em na carreira que me trouxe de volta à Macaé como Gerente de Operações de um grande projeto em uma multinacional.

A expectativa é muito grande. As primeiras aulas mostraram que o IBMEC faz jus à fama que tem de excelência. É tudo bastante organizado, os professores são muito capacitados e "antenados".
Mais que a busca por chances no futuro, minha principal intenção (foi assim no passado e vai continuar) é me tornar um profissional e uma pessoa melhor pelo aprendizado que virá nas matérias e no relacionamento com colegas e professores (algo que mantenho até hoje com a turma GENEG 01 - FGV em Macaé).

Aos poucos este espaço aqui do Blog (ele mesmo fruto do primeiro MBA quando fiz Finanças Corporativas com meu tutor e amigo Prof. Cristovão Pereira) começará a refletir estes novos tempos com comentários sobre a turma, as matérias e meu novo TCC - que sei está longe ainda, mas certamente dividirei com meus leitores.

13 comentários:

cptain disse...

Oi Elerson.. eu estou com uma tremenda dúvida.. estou querendo fazer um MBA no RJ.. mas muito indeciso entre FGV e Ibmec... Muitos me dizem que a FGV tem um networking melhor mas as aulas do Ibmec são mais exigentes. Além de que o Ibmec tem cerrtificado da AMBA.. Muito na dúvida.. Você que tem experiência nos dois pode-me dar sua opinião? Obrigado e um abraço, Carlos

Unknown disse...

Olá cptain... Eu também estaria na mesma situação que você. São duas instituições muito conceituadas. É mais difícil pra eu comparar as duas no Rio porque a FGV fiz em Macaé e não tem nem o que falar sobre a diferença na estrutura das instalações e biblioteca.
Em relação aos professores são todos muito bons e o enfoque dado no IBMEC me pareceu ser mais prático.
Meu networking na FGV foi melhor por ter tido mais pessoas no Oil & Gas, mas o do Ibemc não fica atrás.
Pra te ajudar na decisão, de verdade, minha crença é a de que a FGV deve ser escolhida para cursos mais generalistas em Gestão, como o Gestão Empresarial, seu primeiro MBA (caso não venha da área de humanas) e o IBMEC deve ser escolhido, sem dúvidas, para Finanças. Espero ter ajuda. Abraços.

cptain disse...

Elerson, muito obrigado pela sua resposta. Eu venho de humanas, sou advogado... Realmente minha inclinação será o Ibmec, para poder ficar com uma boa noção de números - que é o que me falta. Estou pensando no MBA de Gestão de Negócios... Tem algum feed sobre esse curso?
Outro pormenor.. a partir do início do curso, eu vou ficar sem vida? rsrsr
Obrigado mais uma vez

Unknown disse...

Olá cptain,
Há uma advogada em minha turma.
Desconheço o MBA em Gestão de Negócios do Ibmec. De início penso que dará a tal visão generalista sobre Administração. A vantagem é que, estando no Ibmec, você terá acesso às disciplinas de Finanças.
Há um rapaz que começou em nossa turma e mudou para Gestão. De vez em quando o encontro e posso perguntar qual sua opinião...

Quanto a ficar sem vida acho exagero... Rsrsrs. De maneira geral os cursos de MBA não são complicados e o quanto você dedica a eles depende de sua vontade. Se quiser aprender de verdade vai tomar bastante tempo (mas nada que te prejudique - penso eu). Agora, a pesssoas que passam por lá e ficam lendo livros, jogando em Tablets, assinam trabalhos sem efetivamente participar, etc... Esses estudam o suficiente para "passar", mas o conhecimento não fica.

Saudações.

cptain disse...

Obrigado Elerson.
MBA começando agora em Março.. ansioso pela hora. Foi mesmo Ibmec - Gestão de Negócios!
Um grande abraço

Juliana disse...

Boa Tarde cptain e Elerson, tudo bem?
Estou na mesma dúvida que o cptain estava, só que no meu caso é um pouquinho diferente, e naõ sei o que faço.. Por favor me ajudem?
Estou em dúvida entre uma pós graduação no Ibmec de Gestão de Negócios, e um MBA de Gestão empresarial na FGV, entretanto para eu conseguir fazer este MBA na FGV eu terei de ir para Niterói numa "afiliada" quinzenalmente aos sábados, pois sendo em afiliadas se torna um pouco mais acessível $$$ o curso. Já no Ibmec, será aqui no centro do RJ mesmo, e até durante a semana, mas queria algo para trabalhar mais com gestão mesmo, ferramentas de gestão, ideias, análises críticas, etc.. Pois sou professional de suporte a Gestão, de formação em Administração de Empresas, e meu chefe, o gerente é engenheiro, logo eu serei a pessoa de gestão que ele terá como braço direito, e sem estudar sei que talvez meu caminho, minha vida ficará muito mais dificil.
Pessoal, o que eu faço?
Obrigada.
Abraços
JUliana

Unknown disse...

Olá Juliana. Obrigado pela visita.
Minha visão sobre seu caso é a seguinte: dependendo de quando você se formou em Administração não vale tanto a pena um MBA em Gestão Empresarial. Não estou dizendo que não valha, mas o curso é muito mais válido para quem não foi além de TGA I e II (ou outras disciplinas introdutórias ao curso de ADM)... No seu caso reflita se você precisa se reciclar em alguns conceitos ou até "lapidar" o que aprendeu na graduação. Com certeza você trabalhará os conceitos que pretende (ferramentas de gestão, etc...).
Talvez eu tentasse mesclar o melhor das duas opções fazendo Gestão Empresarial no Ibmec. Você continuaria no centro do Rio, sem grandes deslocamentos, realizando um curso na instituição "original" (sei que afiliada em Niterói é muito boa...) e no conteúdo de Finanças do curso você contará com um conteúdo diferenciado. Mais ainda: se estiver disposta, pode puxar uma ou outra disciplina do MBA em Finanças para experimentar...
Espero ter ajudado.

Abraços,

Anônimo disse...

Boa tarde Elerson, tudo bem?
Gostaria muito de sua opiniao ja q esta terminando o seu MBA no Ibmec e talvez saiba mais sobre a reputacao dos cursos de MBA no RJ. Estou indeciso entre FGV e Ibmec... o MBA Executivo em Gestao de Negocios do Ibmec tem certificado da AMBA e o MBA Premium em Gestao Estrategica e Economica de Negocios da FGV parece ser bom tb (mas nao tem certificado da AMBA)... O que fazer?...
Abracos,
Alex

Unknown disse...

Olá Elerson
Sou engenheiro e gostaria de saber se o emba em finanças é muito difícil. Voce estudava quantas horas por dia? Estou querendo fazer
a distância mas acho que o nível de dificuldade é o mesmo.

Unknown disse...

Olá... Não achei difícil. O segredo é realmente estudar.... Já a carga horária de estudos eu diria em torno de uma hora por dia em média, chegando a muito mais que isso em momentos de provas e trabalhos. Desejo sucesso.

Dômini disse...

Elerson, bom dia!
Sou Engenheiro, graduado em Eletrônica e atuo na gestão de projetos de médio e grande porte da minha área. Estive pensando muito sobre o MBA em Gestão de Projetos do IBMEC mas me preocupou bastante a minha carga horária de trabalho somada ao MBA. Qual sua opinião em relação às dificuldades encontradas para absorver e processar a grande quantidade de informações que recebemos, bem como as dificuldades para concluir o MBA, considerando suas provas e TCC? Obrigado!

Rafael D'Eça disse...

Boa tarde Elerson!

Irei começar meu MBA em finanças no IBMEC BH no ano que vem.
Vendo os comentários do pessoal acima, poderia me dizer o que seria certificação AMBA ?
Obrigado.

DWB disse...

Oi Dômini, você chegou a cursar a MBA em Gestão de Projetos do IBMEC? estou querendo fazer. O que você achou? o curso é muito puxado? se você tiver um tempinho, me conta a sua experiência, por favor?