sábado, 31 de agosto de 2013

Show do Gnucash

O Gnucash é realmente muito bom - o último a quem recomendei foi ao meu amigo Boris. Escrevi rapidamente sobre ele em um post sobre meu orçamento para 2013 e vale mais um breve comentário.

O programa é um gestor financeiro "aberto", grátis. Para os que eram mais ligados no assunto há alguns anos, é uma espécie de MS Money (pelo o que me consta a Microsoft não o comercializa mais).
E o que me traz até aqui foi um pequeno desafio que se apresentou pra mim. Cá estou fechando o mês de agosto e avaliando o desempenho da minha carteira quando me deparo com uma queda anual de pouco mais de 50% dos papéis da Marcopolo (o Pedro Furley ficaria orgulho - bastou ele dizer que avaliaria a empresa e corri lá e comprei alguma coisa...). Chequei as cotações e estava tudo certo...
Foi então que me lembrei de ter ouvido sobre aumento de capital ou algo assim... Batata! De 05 para 06 do mês ocorreu o tal aumento, o preço foi reduzido  à metade e cada investidor recebeu a mesma quantidade ações em adição, ou seja, se em 05/08 você tinha 100 ações a 10 reais, passou a ter 200 ações a R$5,00.
Depois de ter entendido isto, como proceder no programa? Pensei que fosse difícil, mas bastou 5 minutos no Help do programa e um botão após o outro, lá estava eu.

Recomendo fortemente que todos dediquem um pouquinho de tempo para avaliar o orçamento familiar e, sobrando alguma coisa, que se gaste um pouquinho mais para estudar as opções. E o Gnucash é um poderoso aliado nesta tarefa.


Nenhum comentário: