terça-feira, 18 de setembro de 2007

Resumo: Effective Innovation


Dias desses escrevi sobre meu trabalho de conclusão do curso em Irvine, CA. O Assunto é Inovação... Mas não o lenga, lenga que ouvimos por aí (muitas vezes nos induzindo ao erro). Inovação é hoje vital para as empresas e deve ser vista como uma forma de gerar lucro. Tão somente isso.
Antes de continuar reforço que é um erro acharmos que quando se fala em Inovação está-se falando de uma graaaaande invenção ou um produto totalmente novo na praça. É claro que o iPhone, por si so, se enquandra nesse comentário, mas Inovação não se limita só aos saltos. Faz parte dos pequenos ganhos que vão gerando mais eficiência, mais qualidade, além de redução de custo em produtos e também serviços, modelos de negócios, processos de produção, enfim, a empresa como um todo... Abaixo o uma primeira versão do resumo do nosso trabalho:


Uma pesquisa realizada em 2006 pela consultoria americana Boston Consulting Group (BCG) em parceria com a revista Business Week, com 1070 presidentes de empresas dos mais diferentes setores, colocou em números uma espécie de novo mantra dos negócios – 81% dos executivos afirmaram que a inovação é um dos três pilares estratégicos de suas empresas. Entretanto, o conceito de Inovação ainda é muito confundido e discutido. Há quem acredite que Inovação esteja ligada apenas a grandes invenções como o iPod ou o iPhone (ambos produtos realmente inovadores da Apple).
Hoje a Inovação atinge qualquer ramo da organização e geralmente representa uma série de ganhos incrementais não apenas em produtos, mas também em processos e modelo de negócios.
O objetivo deste trabalho é tratar, a partir do que foi aprendido no módulo Innovation for Brazilian executive Program em Irvine-CA, do tema Inovação Efetiva, para resultados. Definindo conceitos e mostrando que a verdadeira Inovação é a que traz – diretamente ou indiretamente – lucros. O que leva a empresas como Google e Apple a ser consideradas as mais inovadoras do mundo, mesmo não sendo as que mais gastam em Inovação.
Serão apresentados ferramentas e modelos para implementar, acompanhar e medir os resultados da Inovação nas empresas.
Por tratar de Inovação serão apresentados como anexos uma entrevista em áudio com os autores da pesquisa do BCG, o estudo em si e um relatório do Banco Mundial sobre o tema.

Nenhum comentário: