sexta-feira, 20 de junho de 2014

Coluna do Gui - COPA É COPA!! E VICE E VERSA!!

page1image1072
Já dizia o lendário Vicente Mateus (ex- presidente do Curintia): “Clássico é clássico! E vice e versa!”. Tomando a liberdade da frase, adaptei-a para esse momento do futebol.
Sempre me perguntam: “O Brasil vai ser campeão?”. Sempre respondo: “Está no caminho certo (leia-se: convocados e preparação). Mas, daí para levantar a taça tem um caminho árduo, não posso garantir!”.
Analisando a Copa e sua primeira rodada, completada ontem, pude perceber uma coisa, que responde o porquê do meu pensamento acima: “Em Copa do Mundo, não tem jogo fácil”. Tirando a França, que jogou contra Honduras e que teve facilidade, os outros dois jogos fáceis foi Espanha x Holanda e Alemanha x Portugal. Nem os mais otimistas torcedores imaginaria tamanha facilidade encontrada por Holanda e Alemanha em seus jogos.
Falando do primeiro clássico, a Holanda deu um passeio na campeã Espanha. Essa Holanda que já vem incomodando desde a última Copa. Comandada por Robben e Van Persie, humilhou a Espanha. A Holanda com seu futebol de toques rápidos colocou a Espanha na roda. O feitiço virou contra o feiticeiro, restando para a Espanha apenas olhar a Holanda jogar. A Holanda só não fez mais porque, no final, Casilas se redimiu e fez defesas importantes. A pergunta que fica para a rodada de hoje é: “Como reagirá a Espanha? Será que ficará pelo caminho, já na primeira fase?”. O certo é que o estilo tic tac já não assusta como outrora, e que a Espanha já não é mais tão temida.
No segundo clássico, todos aguardavam a estreia do time da Alemanha (uma das candidatas ao título, comprovado após o jogo) e do jogador Cristiano Ronaldo (que não conseguiu se impor, não fez nada). Na verdade, o time português não é dos melhores, ficando a cargo do melhor do mundo jogar por todos. E não é bem assim. Já a Alemanha, jogou o que todos esperavam. Com um futebol eficiente, e sem muito esforço, deixou Portugal à deriva e ameaçado nessa Copa. O destaque da partida foi Tomas Muller, que já tem 8 gols em 2 Copas e sem dúvida alguma, pode se tornar o maior artilheiro das Copas. Pelo lado negativo, não podemos deixar de citar o bisonho Pepe, que foi expulso no primeiro tempo. Deveria ser banido da Seleção, porque não é possível deixar sua Seleção na mão dessa forma.
Um clássico que não teve surpresa pelo resultado, e que foi um jogaço, foi Itália e Inglaterra. O que joga bola o tal de Pirlo é brincadeira. Lembra-me muito a educação do Zidane, com um pouco menos de habilidade, mas tão eficiente quanto. Por ser um pouco mais marcador, vimos que falta um desse para cada Seleção, pois com certeza, o futebol seria muito mais bem jogado. Desse grupo, e pelo apresentado, creio que passe Inglaterra e Itália.
Citando algumas surpresas, vimos à Costa Rica aprontando para cima do Uruguai. Um resultado importantíssimo levando em consideração o grupo da morte. Uruguai vai ter que orar muito (ops jogar) para passar, pois só pegará pedreira.
A Bélgica e a Argentina, não empolgaram muito. Jogaram para o gasto. Na verdade, pegando o gancho do segundo jogo do Brasil, não tem jogo fácil. Ninguém chega aqui mal preparado. Apesar do resultado não ter sido expressivo, como todos apostavam, a Argentina entra como uma grande candidata a chegar longe.
E falando do Brasil, gostei do jogo de ontem. Além das chances de gol claras que tivemos, na qual o goleiro mexicano foi mais competente salvando sua Seleção, temos que analisar que o México tem sido uma pedra no sapato de nossa Seleção. Há tempos que nos enroscamos com os mexicanos, que não temos vida fácil. Atenção especial para Paulinho e

Fred. O primeiro parece ter sentido o peso de uma Copa. Não vem jogando bem, não vem apresentando o futebol que lhe credenciou. Era peça chave pelas saídas rápidas e de qualidade, e também pela aproximação ao gol. O que vemos hoje está bem diferente disso. O Paulinho não se aproxima como antes, não se impõe, ficando sumido no jogo. Perdemos muito com isso, e Hernanes já é cogitado para a vaga. Já Fred, precisa aparecer mais, jogar mais. A bola que chega, volta. Não segura o jogo, não se desmarca, não abre para receber. Abre o olho Fred, por que senão, o Jô vai te pegar.
O que muitos achavam que seria a Copa da retranca, não está acontecendo. Sorte de todos, e principalmente, dos Baianos que estão com a melhor média de gols do Mundial.
Continuo acreditando! Vamos aguardar e continuar torcendo!
Guilherme Rando – Amante da Bola 

Nenhum comentário: