sexta-feira, 20 de junho de 2014

Coluna do Gui - PONTAPÉ INICIAL...


Pois é, após vários meses de cobranças excessivas (e com razão) da FIFA, em relação às obras da COPA, foi dando ontem, o pontapé inicial da Copa do Mundo no Brasil.
Em meio a tantos questionamentos e protestos, na qual se misturam pessoas do bem, pessoas com suas razões e, também, inúmeros oportunistas, o mínimo que esperamos é que o povo Brasileiro possa receber bem e de braços abertos todos os turistas que aqui vierem. Acho justo separar o futebol de toda a “baderna” que nos encontramos, mesmo porque os turistas que aqui estão não tem nada a ver com o momento que estamos passando. Essa é outra questão, que precisamos resolver e, em Outubro, teremos condições para isso.
Falando da cerimônia de abertura, confesso que esperava muito mais. Achei meio nada a ver, sem sal, sem noção. De repente, eu preciso fazer um curso de carnavalesco, adereços, enredo, para poder entender. Mas essa foi minha visão de ontem.
Sobre a Copa, as Seleções que aqui estão e os jogadores que vieram para esse mundial, vale lembrar que Brasil, Alemanha, Espanha, Itália e Argentina, sempre estão entre as favoritas. Por fora, Uruguai e Holanda, que fizeram excelente Copa de 2010, mais Inglaterra, Portugal, França que sempre chegam com possibilidade de irem mais longe.
Falando dos craques da Copa, os olhares estão todos voltados ao trio Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar. Sem dúvida, os melhores do mundo. Creio que farão uma excelente Copa por suas Seleções. É claro que sozinhos, não levaram a Copa. Mas farão toda a diferença.
No jogo de ontem, o Neymar já começou a mostrar a sua cara. É uma mudança absurda de comportamento e futebol que ele vem mostrando na Seleção, após a chegada de Felipão. Desde a Copa das Confederações, que foi um dos destaques, ele vem mantendo a média, vem jogando muito bem, e ontem não foi diferente. Chamou o jogo, e ao lado do Oscar, foi importante para vencermos na estreia. Falar do pênalti? Pois bem, já vi muito árbitros apitarem nesse tipo de jogada, e muitos outros que não assim fizeram. No calor do jogo, não achei nada absurdo o árbitro marcar, e não acharia também se deixasse o lance seguir. Achei normal todo o desenrolar do jogo. O sufoco no início, a pressão nossa durante a partida, e os contra ataques perigosos da Croácia. Por ser uma estreia no Brasil, pela expectativa toda criada e pela pressão, foi tudo muito natural. E Copa é Copa. Passado nossa estreia, imagino que para o próximo jogo, todos estarão mais “relaxados”.
Já Cristiano Ronaldo, o principal destaque e considerado o melhor jogador do mundo, tem tudo para levar Portugal mais longe. Apesar de ter no grupo Alemanha e EUA como principais adversários, creio que possa passar. Já Messi, que nem sempre se destaca na Seleção como no Barcelona, também tem tudo para ser o jogador do Mundial. Junto com Di Maria, que anda fazendo excelentes partidas no Real Madrid, podem formar uma grande dupla. Com um grupo fraquíssimo, não terá nenhuma

dificuldade na primeira fase, e praticamente, irá treinar o time nas três primeiras partidas.
Itália, Holanda, Uruguai, França, Bélgica...podem chegar. Até aonde? Precisamos aguardar. Sempre chegam sem muita “pompa”, mas costumam incomodar. Nos últimos Mundiais, exceto a Bélgica, as demais Seleções figuraram entre os finalistas.
Acho que podemos chegar longe nesse Mundial. Tirando o patriotismo de lado, temos grande chance de sermos Campeões. Estamos no caminho certo. Mas isso não quer dizer que seremos. Como já citei, Copa é Copa. E para ser campeã, uma Seleção não basta ter ótimos ou bons jogadores. Precisa também, ser equilibrado, ter atenção, manter o foco.
Espero que seja uma Copa tomada pela emoção, pelo bom futebol e pelos vários bons jogadores que aqui estão. Vários deles são destaques em seus clubes, e esperamos que façam ainda mais pelas suas Seleções. Com isso, quem sairá ganhando somos nós, AMANTES DA BOLA, que sempre aguardamos ansiosos por uma Copa. E sendo essa no Brasil, ganha ainda uma dimensão maior.
E que “venha o CHILE”... Guilherme Rando – um AMANTE do bola! 

Nenhum comentário: