sábado, 7 de junho de 2014

Novos Sistemas Operacionais Apple

Post originalmente escrito na segunda-feira, 02 de junho

Assistir à uma apresentação da Apple é sempre algo interessante. Nem precisa ser um Applemaníaco como eu. Comparar os slides deles com os que vemos pelas empresas por aí fora chega ser covardia...
Nos últimos dias tivemos eventos do Google e da Microsoft... Os vídeos estão aí disponíveis. Dêem uma olhada lá e me digam: é a mesma coisa? Não mesmo.



Passei o período da tarde em treinamento e só agora no hotel, com uma conexão sofrível, é que consigo assistir um pouco. E assim o mundo pode conhecer os novos iOS 8 (para iPhone, iPad e iPod) e o Yosemite (Mac OS 10.10 para MacBooks, iMacs e Mac Minis).

Como podem ser tão imaginativos? (É bem verdade, e eu terei de concordar com o iStagiário, Lucas Alonso, de que boas ferramentas do Android só agora ficam disponíveis para os usuários da Apple, mas os caras vão sempre além.)
O que mais me impressionou foi o tal "Continuity" que passa a idéia de continuidade, vai além e determina uma escolha (pelo menos até o momento) diametralmente oposta à da Microsoft. Smartphone é uma coisa, Tablet é outra e computador (de mesa ou laptopt) é outra. Podem trabalhar juntos? Sim. Tão juntos que se unem em um só? Alto lá Bill Gates! (Ou melhor, Satya Nadella.)
A Microsoft pretende nos proporcionar a facilidade de andar com um equipamento só na mochila. Ao sair de lá, você pode usá-lo como Tablet ou Laptop. É o Surface Pro 3 de 12 polegadas ("o Tablet que pode substituir seu computador").
É uma jogada, uma diferenciação... Vai pegar? Não sei... Imagino que seja um caminho para onde outros fabricantes de PCs irão.

Já a Apple, com o seu "Continuity" parte da constatação de que utilizamos cada um dos dispositivos em momentos diferentes (e que andar com um iPad na mochila de um Laptop não chega a ser um problema) e fez com que um aparelho reconheça o outro e saiba (1) que há "alguém" por perto e (2) o que vinha sendo feito por lá.
Iniciou uma mensagem de email no iPad e não terminou? Seu iPhone saberá disso e durante o caminho para o trabalho (se estiver no mundo desenvolvido ou se tiver coragem pra isso - no metrô, por exemplo) você poderá pegá-lo para terminar e enviar tal email.
Estava preparando um documento (planilha, apresentação, etc) no computador e se lembrou de mudar algo e já está com tudo desligado? Seu iPad saberá em que ponto parou e poderá acessar de lá.
E o mais incrível: seu iPhone carregando a poucos metros e você trabalhando no computador (ou iPad). Recebeu um SMS ou ligação telefônica? Seu Mac (ou iPad) cumpre esta missão. De repente a idéia da Microsoft de que os equipamentos podem ser um só acontece, mas de um jeito Apple. O hardware vai se tornando apenas o meio físico de transportar informações e neste caso, inclusive, informações que te conectam à rede celular de sua operadora. Inimaginável há algum tempo.

Que eu gostei do que vi to mundo sabe. Agora resta saber como os milhares de usuários ao redor do mundo reagirão. Eu já estou na fila.

Nenhum comentário: