sábado, 13 de outubro de 2007

FGV: A 3a melhor escola de negócios do país


Nesse momento de reflexão sobre minha carreira, vem em boa hora a notícia de que a FGV foi eleita a 3a melhor escola de negócios do país e emplacou cursos em todas as categorias (inclusive o que eu faço). Vejam abaixo o início da reportagem sobre a FGV na edição atual da Revista Você SA.


Máquina de ensino
Com atuação nacional, a FGV dá aula de negócios para 25 000 alunos e se sobressai como uma das melhores escolas do país
Por Luciana Filizzola, do Rio de Janeiro

Presente em 90 cidades em todos os estados do país e com mais de 800 turmas em andamento, que somam nada menos que 25 000 alunos, a Fundação Getulio Vargas (FGV) é uma verdadeira máquina de ensino. Pelo menos 100 000 executivos já se formaram em seus cursos de pós-graduação desde a fundação do FGV Management, programa de educação continuada criado em 1999 e que hoje dispõe de 30 instituições conveniadas. “Nossa missão é contribuir para o desenvolvimento do país por meio da educação”, diz Ricardo Spinelli, diretor executivo do FGV Management. “Por isso, estamos sempre em busca de quantidade aliada à qualidade”, afirma.

Esse é o principal desafio da FGV, com sede no Rio de Janeiro e com centros próprios em São Paulo e Brasília. Levar o mesmo conteúdo com o mesmo nível de excelência em todos os estados brasileiros não é uma tarefa simples. A cada ano, a instituição trabalha para garantir essa qualidade. Primeiro, criou uma central que monitora como as aulas são ministradas. As provas também passaram a ser centralizadas, assim o nível de cobrança passou a ser o mesmo para alunos de Salvador ou de Porto Alegre. Para padronizar ainda mais o ensino, a FGV lança, desde 2003, coleções de livros didáticos para seus cursos de MBA. São quatro séries, com dez livros cada: Gestão Empresarial, Marketing, Gestão de Pessoas e Gerenciamento de Projetos. Os livros levam os nomes dos cursos. Outros títulos já estão sendo desenvolvidos e assim será até completar toda a grade da escola. O próximo lançamento deve ser a série Gestão Financeira.

Cada livro é escrito por quatro professores da FGV. O corpo docente, aliás, composto por 800 especialistas (cerca de 75% são mestres ou doutores), é o grande responsável por manter essa unidade acadêmica. Esse time viaja o Brasil todo para dar aulas. “O quadro de professores é sem dúvida nenhuma um dos diferenciais da FGV”, diz Ricardo. “Ao viajar para vários cantos do país, eles contribuem muito para a qualidade do nosso ensino.” Os alunos também destacam a competência e qualidade dos professores como um dos diferenciais da escola. “Os professores são muito bem preparados e existe um ótimo relacionamento entre nós e eles”, afirma Rodrigo Fernandes e Fernandes, controler do Grupo Atlântica, em São Luiz, no Maranhão, e aluno do MBA de Finanças, 5o colocado no ranking VOCÊ S/A.

Nenhum comentário: