sábado, 29 de dezembro de 2007

2007


Hoje é 29 de dezembro e eu aqui em Ilha Bela. A cada dia que passa descubro mais razões que justificam esse nome.
Confesso que, pelo menos pra mim, fica difícil refletir sobre a vida num paraíso como esse. A impressão que tenho é que o tempo passa sem eu perceber e é difícil pensar em alguma coisa, por isso, estou no apto escrevendo, neste momento que separei para reflexões (e como bom blogueiro vou dividir com meus leitores).
2007 foi um bom ano. Não foi o pior e também não o foi melhor. Longe de ter sido um ano sem graça, mas não teve as emoções 94, 2000 e 2006 (vitória no vestibular, formatura e casamento respectivamente) e nem o flerte com a morte de 2003 (o ano dos tiros).
Quando penso em 2007 dois eventos me vêm à cabeça: o término do MBA e a conclusão do 1o ano de casamento.
Profissionalmente esse ano representou o final de um ciclo de investimentos em educação que começou em 2006 com minha entrada na FGV. Foram dois anos empenhando pouco mais de 30% do orçamento em estudos. Isso mesmo: 30%! Estou certo do retorno no futuro, mas devo admitir que abrir mão de ter um carro ou móveis novos exigiu sacrifício.
Estou muito satisfeito com o conhecimento que adquiri (lembrem-se que meu MBA envolveu um módulo internacional de duas semanas na Universidade da Califórnia). Os professores são muito preparados e com vivência de mercado, conseguimos formar um dedicado grupo de estudos e como resultado colhi um bom coeficiente de rendimento: 9,6 (nos tempos de Viçosa isso seria inimaginável). Mais que isso, considero-me preparado para enfrentar desafios na área de gestão que anteriormente nem me chamavam a atenção.
No casamento já estamos com 1 ano e 10 meses completos e também estou muito satisfeito. A comemoração do 1o ano foi em Ipatinga-MG, minha terra natal. A escolha não foi pelo romantismo, mas para dar uma oportunidade à D. Onça de conhecer meus tios e primos, além é claro, da capital nacional do aço.
Ficamos num hotel de frente para a USIMINAS. Não poderia haver lugar melhor que resumisse com tamanha precisão o que é a cidade.
Tenho certeza que ela estranhou parte da família, mas no fim das contas foi uma viagem agradável.
E falando em viagem, não poderia deixar de citar nessa mensagem de retrospectiva aquela que foi a mais esperada de minha vida: no dia 26 de julho pela manhã eu estava no centro de Chicago! Pode parecer pouco ou até mesmo arrogância, mas aquilo ali era a concretização de um sonho de infância que eu até já tinha deixado de lado por pensar não ser possível... Acredito que apenas duas pessoas tenham real dimensão do que isso representou pra mim: meu amigo de ETFES e UFV, Bruno Coelho e minha amicíssima Valéria Zerbini (quantas vezes ela não me falou: “você vai pra Chicago um dia...”).
No mais 2007 foi um ano de algum trabalho, muita dedicação aos estudos, muita leitura (agora no final do ano acrescentei mais uma assinatura de revista ao meu portfólio: HSM Management), bons momentos com minha esposa e com nossas famílias e reforcei minha amizade com alguns companheiros de MBA.
Este blog nasceu nesse ano. E não foi só ele: já contabilizo (e escrevi sobre isso uma vez) três novos blogs que foram criados com o meu apoio. E continuo dizendo: tenha um você também. É um exercício meio narcisista que compensa por ser uma excelente forma de expressar suas idéias e compartilhar conhecimentos.
Ultrapassei a visita número 2000 (é bem verdade que a maioria foram acessos meus). Só no mês que estive nos EUA foram quase 600! Agradeço a todos que aparecem de vez em quando.
Num balanço final reconheço que a balança pendeu muito para os estudos em detrimento da família, trabalho e até minha espiritualidade, mas com o final do MBA haverá um realinhamento. Enfim, foi um feliz 2007.

Nenhum comentário: