segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Grande Gradilone - Blog do Investidor

Faz tempo que não coloco algum texto Jornalista e Economista Cláudio Gradilone que escreve no Blog do Investidor para o Portal da Revista Exame. Abaixo um post interessante sobre o que pode ser o cenário para 2008...

As sábias palavras do Morgan Stanley
O banco de investimentos Morgan Stanley rebaixou a classificação do Brasil em suas recomendações de investimento. Na prática, isso significa que o banco recomenda a seus clientes que não comprem ações brasileiras. Maldade? Não, apenas a constatação de que a bolsa brasileira hoje oferece menos possibilidade de ganho do que no início de 2007, ou mesmo antes.
Segundo o banco, é hora de o investidor em ações brasileiras ser mais seletivo e buscar apenas os papéis que oferecem as maiores possibilidades de ganho. As empresas melhor geridas, com maior rentabilidade, negócios mais sólidos e maiores perspectivas de crescimento. Ou seja, é hora de tomar cuidado com a bolsa de valores.
Essa declaração teve o efeito devastador de derrubar o Índice Bovespa em mais de 4% por causa dos investidores internacionais. Sempre é bom lembrar que o dinheiro de fora representa 70% das aquisições de ações das empresas que abrem capital, e o mau humor desses investidores derruba os preços por aqui. Sem o interesse internacional, poucas empresas brasileiras serão capazes de manter a invejável valorização que o mercado vinha mantendo nos últimos anos.
Isso quer dizer sair da bolsa? Não, longe disso. Quer dizer apenas que em 2008 a vida do investidor brasileiro será um pouco mais dura do que tem sido nos últimos anos. Quem quiser ganhar mais terá de enfrentar prazos mais longos e maior volatilidade em seus investimentos, sejam ações ou fundos. QUem quiser segurança terá de se conformar com um ganho menor - como ocorre, aliás, em todas as economias desenvolvidas.
Fonte: Blog do Investidor

Nenhum comentário: