quinta-feira, 9 de abril de 2009

Fôlego novo no mercado - Que venha a Páscoa

Uma maré de boas notícias associada a uma necessidade extrema do Mercado em acreditar que dessa vez vai, que batemos no fundo e começamos a subir, fez as bolsas subirem, aqui e no mundo, com um grande ponto fora da curva nas ações do Banco do Brasil.
No FolhaInvest eu perdi esse momento, não por completo, mas minha exposição estava mínima no início da semana passada, não passava de 5% do montante disponível. De lá até aqui subiu para 25%, mas já estabeleci limites de perda em caso de virada.

Até quando dura essa maré é a pergunta de trilhões de dólares. Abaixo deixo alguns pontos para nos situarmos (deixo comentários em azul):

- O IBGE informou que o emprego na indústria sofreu um recuo de 1,3% no mês de fevereiro ante janeiro. Se comparado ao mesmo período do ano de 2008, a queda é de 4,2%, a maior registrada na série histórica, que teve início em 2001 - Isto significa que a economia real ainda sofrerá um tanto mais...

- A Fipe anunciou que, na primeira medição de abril, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou uma inflação de 0,40%, resultado idêntico ao fechamento do mês anterior - Dado como certo, a inflação está sob controle. Particularmente, vejo que a inflação deverá ser um problema no futuro.

- Na Nymex, o petróleo encerrou com valorização de 5,79%, sendo cotada a US$ 52,24 - Nada de anormal, mas em Macaé-RJ esse número é acompanhado de perto.

- Há dúvidas quanto ao futuro e eficácia do plano de Obama e sua equipe para limpar o Sistema Financeiro dos ativos tóxicos, mas a esperança é a última que morre.

Em tempo: o resumo que trago vem em grande parte do Comentário presente na Central do Investidor do Portal Exame, aliás, vou publicar algumas sugestões que encontrei nos Blog de lá.

Boa Páscoa!

Nenhum comentário: