segunda-feira, 13 de abril de 2009

Terminei "A cabeça de Steve Jobs"

Estava me preparando para escrever sobre o livro, pois terminei de lê-lo na semana passada...
Na véspera da Páscoa comecei ler a Veja desta semana e pra minha surpresa há um resenha sobre ele. O título da matéria já diz muito sobre o objetivo da leitura: "Para entender o gênio".
O livro conta como virtudes e defeitos do Jobs forjaram a máquina de inovação em que se transformou a Apple, aliás, eu já falei da veia inovadora da companhia na época do meu TCC do módulo internacional do meu MBA. Devemos agradecê-lo por usarmos o mouse, clicarmos em ícones que brotam em "janelas", sem falar dos iPod e iPhone...

Algumas passagens são tão detalhadas que te transportam até lá e o capítulo que trata sobre a criação do iPod foi a parte que mais gostei do livro. O cara é bom.
Na versão em Português há pequenas lições tiradas dos episódios relatados e que supostamente poderiam ser usadas por qualquer mortal. Foi o que menos gostei no livro, pois pode levar à simplificação coisas tão complexas que dependem de momento adequado, mas se encaradas de maneira correta (sem generalizar, por exemplo), podem render frutos.
Enfim, boa leitura!

Abaixo deixo uma figura com as obsessões de Jobs que está presente na reportagem.

Nenhum comentário: