segunda-feira, 1 de agosto de 2011

INFOMONEY - Carteiras recomendadas: confira as melhores e piores performances de julho

Aos investidores de plantão... Para acessar a fonte é clicar aqui.

SÃO PAULO - Assim como nos outros seis meses de 2011, o desempenho médio das carteiras de ações recomendadas por bancos e corretoras foi superior ao do Ibovespa em julho. Contudo, por conta do mês bastante negativo do mercado brasileiro - com queda de 5,74%, o Ibovespa teve seu pior desempenho mensal desde maio de 2010, além de ter ficado pela 4ª vez consecutiva como pior investimento do mês -, nenhuma das 32 carteiras compiladas pela InfoMoney tiveram rendimento positivo no período.

O rendimento médio dos portfólios monitorados foi negativo em 5,65%, apenas 0,09 ponto percentual superior ao benchmark. Foi o pior rendimento médio das carteiras recomendadas desde que a InfoMoney começou a fazer esse levantamento, em janeiro de 2010.

Por conta dessa performance negativa, o resultado médio das carteiras no acumulado do ano passou de -2,56% para -7,91%. Já dentre os 27 portfólios que fazem parte do ranking acumulado em 2011, apenas dois mostram performance inferior ao índice de ações: Citigroup e Link Investimentos. Em junho, apenas a carteira da Link detinha uma performance pior que a do benchmark.

SLW é destaque positivo...
Em um mês em que todas as carteiras tiveram rendimento negativo, o principal destaque ficou com aquela que "perdeu menos". E quem conseguiu isso foi o portfólio "SLW moderado", que teve rentabilidade negativa de apenas 1,43%, desempenho 4,31 p.p. acima do Ibovespa e 4,22 p.p. superior à média das carteiras recomendadas.

Como o próprio nome da carteira sugere, essa lista de recomendações da corretora engloba ações com um perfil mais defensivo, sendo esta uma boa opção em momentos de turbulência no mercado, como o que estamos vivendo agora.

Em linha com essa estratégia moderada, a carteira da SLW detinha 60% de participação no setor elétrico, historicamente conhecido pelo seu caráter defensivo. Dentre elas, vale a pena destacar os papéis PNB da Coelce (COCE5, +9,22%) e os PN da Eletropaulo (ELPL4, +7,12%) como as maiores altas do portfólio. Além disso, a corretora também apostou nas ações da Telesp (TLPP4), que respondiam por 20% da carteira e subiram 7,49% em julho.

Por outro lado, as ações do Itaú Unibanco (ITUB4), que também respondiam por um quinto da carteira, recuaram 13,72% no mês, contribuindo para a performance negativa da corretora da SLW.

...e negativo
Se a carteira moderada da SLW teve a menor queda em julho, por outro lado a carteira "SLW Arrojada" reportou o pior desempenho no sétimo mês do ano, com rendimento negativo 9,85%, desempenho 4,11 p.p. abaixo do Ibovespa e 4,00 p.p. inferior à média das 32 carteiras compiladas pela InfoMoney.

Das 11 recomendações para o mês, apenas três apresentaram valorização no período: Paranapanema (PMAM3, +2,38%), Cyrela (CYRE3, +2,22%) e Vale (VALE5, +2,17%).

Além disso, a carteira arrojada da SLW detinha 10% de participação nas ações da GOL (GOLL4), que tiveram a pior performance dentre os papéis que compõem o Ibovespa, com queda de 35,59%. As fortes desvalorizações também apresentadas por Hypermarcas (HYPE3, -18,91%), Magnesita (MAGG3, -17,50%) e Gerdau (GGBR4, -13,99%) acentuaram ainda mais as perdas do portfólio.

SLW Moderado conquista 1ª posição no ano; Link segue na lanterna
Tendo a menor perda em julho, a carteira moderada da SLW tomou a liderança no ranking anual das carteiras, ganhando uma posição em relação ao mês passado, tendo agora um rendimento acumulado no ano de 6,51%, superando em 21,63 p.p. o Ibovespa e 14,42 p.p. a média dos 27 portfólios compilados pela InfoMoney em todos os meses de 2011. Primeira colocada no mês passado, a Amaril Franklin amarga agora a segunda posição, já que em julho sua carteira teve performance negativa de 4,88%.

Já a SLW Arrojada caiu cinco posições na passagem mensal, ficando na antepenúltima colocação, com rendimento negativo de 14,57%, apenas 0,55 p.p. acima do índice de ações da bolsa brasileira, mas 6,66 p.p. abaixo da média das carteiras acompanhadas pela InfoMoney.

Atrás dela, permanecem apenas os portfólios do Citigroup (-17,57%) e da Link Investimentos (-17,65%). A carteira do Citi, aliás, teve a 30ª pior rentabilidade de julho, mostrando queda de 8,78%.




Metodologia
Para realizar o levantamento de julho, a InfoMoney utilizou carteiras de ações recomendadas para o período mensal por 32 corretoras e bancos: Amaril Franklin, Ativa, BB Investimentos, BNP Paribas, Bradesco, Bank of America Merrill Lynch, Citi Corretora, Coinvalores, Fator, Geração Futuro, Geral Investimentos, Gradual, HSBC, Itaú BBA (carteira top 5), Link, Magliano (2 carteiras), Omar Camargo, PAX, Planner, SLW (3 carteiras), Socopa, Souza Barros, Spinelli, TOV, UM Investimentos, Votorantim, Walpires, Win Trade e XP.

Para avaliar o desempenho no acumulado em 2011, cinco casas de research foram excluídas por não termos tido acesso às carteiras divulgadas para os meses anteriores. As corretoras excluídas foram Bank of America Merrill Lynch, BNP Paribas, TOV, Votorantim e Walpires. Isso explica, por exemplo, porque a Link Investimentos "subiu uma posição" em relação ao mês passado, embora ela também tenha sido a última colocada no ranking anterior.

Importante ainda destacar que:

1. A InfoMoney considerou a primeira publicação de cada uma destas carteiras nos referidos meses, não levando em consideração eventuais mudanças promovidas pelas corretoras e bancos no meio de mês.

2. As cotações consideradas nas comparações de desempenho são as de fechamento do último dia útil de cada mês, considerando sempre a cotação ajustada em um eventual provento que ocorrer no período (dividendo, juros sobre capital próprio, subscrição etc).

3. Utilizando metodologia semelhante à adotada no cálculo da carteira teórica do Ibovespa, o desempenho considerado das carteiras recomendadas em 2011 é cumulativo.



- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: