sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sinal dos tempos - S&P rebaixa rating da dívida dos Estados Unidos para AA+

Do Veja Online

Agência de classificação de risco considera plano fiscal americano insuficiente para sanar os problemas...

A agência de classificação de risco Standard&Poor's rebaixou a nota da dívida americana nesta sexta-feira para AA+, o que significa que a maior economia do mundo deixou de ser AAA. A agência, assim como a Moody's e a Fitch, vinha ameaçando rebaixar a nota do país se não houvesse sinalização de melhora para a situação fiscal do país no longo prazo. Com a aprovação do plano de redução de gastos do governo dos Estados Unidos e a consequente elevação do teto do endividamento, na última terça-feira, o fantasma do calote foi dissipado e as ameaças, por ora, cessaram. O rebaixamento da S&P, no entanto, surpreendeu os mercados na noite desta sexta-feira. Na próxima segunda-feira, é praticamente certo que haverá mais um dia de turbulência nos mercados (veja quadro abaixo).

"O rebaixamento reflete nossa opinião de que o plano de consolidação fiscal que o Congresso recentemente concordou em aplicar está aquém do que seria necessário para estabilizar a dinâmica da dívida de médio prazo do país", afirmou a agência em comunicado.

Ainda de acordo com a S&P, o rebaixamento significa que a eficácia, a estabilidade e a previsibilidade das instituições políticas e formuladoras de políticas dos EUA enfraqueceram, assim como foi previsto quando a agência colocou a nota do país em perspectiva negativa. "Desde então, mudamos nossa visão das dificuldades para a superação das divergências entre os partidos políticos quanto à política fiscal, o que nos torna pessimistas quanto à capacidade do Congresso e do governo de alavancarem seu acordo, esta semana, para um plano de consolidação fiscal que estabilize a dinâmica da dívida do governo em algum momento próximo", prossegue o relatório.

Continue lendo aqui...

- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: