quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Modelos de Sustentabilidade


Conheça as 20 empresas que são modelo de sustentabilidade
EXAME premiou as melhores práticas em três aspectos: econômico-financeiro, ambiental e social

As 20 empresas brasileiras com as melhores práticas de sustentabilidade deste ano foram premiadas pela Revista EXAME na noite desta terça-feira (27/11), durante uma cerimônia no Teatro Alfa, em São Paulo. As companhias foram selecionadas pelo Guia EXAME de Sustentabilidade 2007, levando em consideração três aspectos: econômico-financeiro, ambiental e social.
Na cerimônia desta terça, que teve como mestre de cerimônias o jornalista Chico Pinheiro, estiveram presentes executivos da Abril e de algumas das mais importantes empresas do país. Durante o discurso de abertura do evento, o presidente da Editora Abril, Roberto Civita, destacou o engajamento das empresas brasileiras em programas de sustentabilidade.
“Do total de companhias analisadas, 63% contam com um comitê de sustentabilidade, 83% têm uma política corporativa ambiental e 81% utilizam critérios sociais para a escolha de seus fornecedores. Cerca de um terço dessas empresas também vincula a remuneração variável de seus executivos a metas ambientais e sociais. São números notáveis, sem dúvida”, afirmou Civita. O empresário observou, porém, que "quando o assunto é sustentabilidade dos negócios, é difícil dizer que seja suficiente."

Para Civita, é necessário que as companhias aprofundem o seu compromisso com as práticas sustentáveis. E destacou o papel da própria Editora Abril nesse processo. "É preciso estabelecer um compromisso de longo prazo. Um compromisso que, aliás, a Editora Abril segue desde sua criação e que, como muitas empresas do país, vem tentando aprofundar. Exemplo disso é o engajamento de várias de nossas publicações no Planeta Sustentável, projeto editorial pioneiro que trata de sustentabilidade em todas as suas dimensões."

As 20 premiadas por EXAME Empresa Boas práticas
Accor Acesita Amanco Aracruz Arcelor Basf Braskem Caterpilla CPFL Elektro IBM Itaú Mapfre Natura Philips Promon Real Serasa Suzano Unilever

Em sua oitava edição, o guia passa pela maior mudança de sua história. Exame firmou uma parceria com o Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (GVces) e definiu uma nova metodologia. Outra novidade da edição é o aumento do número de reportagens. Além de retratar as instituições que são modelo, o anuário terá matérias sobre tendências no Brasil e no mundo, como crédito de carbono e agronegócio.
Ao todo, foram realizadas 206 inscrições de companhias de diferentes portes, setores e regiões do Brasil. A análise para a escolha das melhores é feita em duas etapas. Na primeira, elas respondem a um extenso questionário desenvolvido pela FVG. Na segunda, as 32 empresas com melhor pontuação nos questionários são analisadas por um conselho formado por oito especialistas, sob a coordenação de Mario Monzoni, do GVces.
O Guia de Sustentabilidade circula em todo o país a partir 29/11.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário: