quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Os 4Ps de um bom churrasco


Philip Kotler é o papa do Marketing. Gerações e gerações de estudantes de Administração, Economia e outras áreas já abriram um de seus livros. Eu mesmo tenho um, aliás, eram dois, mas resolvi dar "Os 10 Pecados Mortais do Marketing" para minha amiga Cristiane (minha mais nova leitora) na época em que estive como Gerente de MKT na empresa em que trabalho.
Embora seja mais conhecido, não foi Kotler quem cunhou o termo 4 Ps para dizer que um marketing bem feito (e não estou falando só de vendas e propaganda) tem esses 4 elementos: Pricing, Product, Promotion e Place (Praça ou Distribuição em português). Foi um Professor chamado McCarthy (preciso checar o nome completo).
Depois de McCarthy, muitos começaram adaptar suas idéias. Hoje temos 6 Ps, 5 Ps e por aí vai, por isso vou fazer, eu também, por que não, minha adaptação:
No último domingo tivemos um churrasco para marcar o encerramento das aulas de nosso MBA em Gestão de Negócios em Macaé e na volta comecei pensar nos elementos que fizeram deste evento algo muito agradavél.
Tivemos um bom Preço, pois não tivemos que pagar pelo local, pelo churrasqueiro e (pra falar a verdade) nem pela comida. Nosso amigo Nilo Pessanha, funcionário da Petrobras, nos cedeu tudo isso... É claro que vamos fazer aquele rateio da comida, mas ainda assim o preço é imbatível.
O Place (lugar) foi maravilhoso. Mais um vez o Nilo mostrou a que veio e nos cedeu sua casa de Praia: muito espaço, piscina, jardim, etc...
Produto(s): Essa parte foi de primeira. Preciso descobrir o nome da cozinheira! No campo das bebidas a turma pode imaginar: refrigerantes para poucos e Skol para o resto.
Finalmente o último P de nosso churrasco: as Pessoas. Tivemos companhias agradabilíssimas. A começar pelos anfitriões. Nilo, Núbia e seus filhos nos acolheram muito bem (na saída havia quem imaginasse que a Núbia fosse mineira, tamanha a receptividade).
Fomos uma turma privilegiada neste MBA. Naturalmente que os "grupinhos" apareceram, mas isso não trouxe impedimento para uma boa integração entre todos e isso foi visto no churrasco.

Por fim, resta o lamento da hora de partir e a vontade de voltar na próxima oportunidade para, quem sabe, comparar o churrasco com Gestão de Projetos, Economia Aplicada, Gestão de Pessoas, Qualidade, etc...

Aos amigos Nilo e Núbia o nosso agradecimento

PS. Espero até o final desta semana colocar as fotos no PICASA. Os que quiserem poderão acessar ao clicar aqui.

Nenhum comentário: