quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Dica para o Orçamento

Meus caros, faz tempo que não escrevo. Há bastante coisa acontecendo no mundo e eu sumido nos últimos dias. Temos o preço do petróleo lá em cima (e deve continuar subindo), o sobe-desce das bolsas, a "crise" de abastecimento de gás no Rio de Janeiro (na minha opinião uma pontinha do iceberg), novos rumos para a internet (o pessoal Google abriu sua programação para redes sociais, lançou aplicativos para celular e a MS entrou no Facebook a um preço muito alto)... Enfim, muitos assunto que tenho pra comentar, mas infelizmente, com minha pobre conexão de internet, uma postagem minha demora mais de 30 minutos para sair do forno.
Para não sumir por completo deixo abaixo um post que retirei do Blog Seu Bolso, que faz parte do site da Revista vocês/a. É uma dica interessante e confesso que tenho buscado os números apresentados. A diferença é que atualmente destino quase 30% de minha renda com Educação (MBA, Módulo Internacional e Inglês). O resultado, tenho certeza, virá com o tempo...




O orçamento ideal

O leitor Paulo Rüegger escreveu para a revista VOCÊ S/A para perguntar qual seria o orçamento pessoal ideal, em termos percentuais. Ele gostaria de saber quanto precisa reservar para gastos com moradia, com lazer, com educação... Na verdade, Paulo, o que é preciso analisar é em qual fase da vida você está. Um jovem que esteja na universidade e more com os pais pode gastar mais em lazer do que um sujeito casado e com filhos. Mas há algumas regras básicas para gerenciar bem suas despesas, conforme explica Augusto Sabóia, consultor financeiro pessoal.
O ideal seria destinar 20% do seu orçamento para gastos com transporte, vestuário e alimentação. Outros 20% iram para as despesas com moradia, mais 20% seriam destinados para inovação em tecnologia - como a troca do computador – e em cursos de atualização profissional. “Ninguém mais pode ficar sem estudar e se atualizar hoje em dia”, acredita Augusto. E para as horas de lazer você deixaria 15% do seu orçamento. O restante iria para uma poupança ou para a formação de um fundo de aposentadoria.
É claro que este é o cenário ideal de gastos pessoais, mas muitas vezes ele fica muito longe da realidade da maior parte das pessoas. Neste caso, o mais importante é tentar manter um equilíbrio entre suas necessidades e seu salário. Ok. Eu sei que é fácil falar e difícil fazer. Mas veja algumas dicas que o Augusto me deu e que podem ser úteis para você também. Se você quer investir em uma boa escola para o seu filho e isso vai consumir grande parte do seu orçamento, opte por morar em um bairro mais distante onde o aluguel é mais barato. Se você quer guardar dinheiro para a compra da casa própria, reduza os gastos com transporte. “Ninguém com menos de 30 anos deve ter um carro muito caro”, acredita Augusto. O grande segredo é ajustar seu orçamento ao seu projeto de vida.

Nenhum comentário: