terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Em vez de abismos, pontes
O Portal da HSM Management foi reformado (assim como o da Revista Exame). Ficou muito bom e continua oferecendo informação de primeira.
Deixo abaixo um pequeno trecho e a indicação de um texto de Alexandra Delfino de Sousa sobre Robert Kaplan, um dos palestrantes do Fórum da Lucratividade que acontecerá no próximo mês em São Paulo.
Entre as ferramentas de gestão que mais admiro e estudo está o BSC (Balanced Scorecard) e no ano passado dei início a uma série de leituras com o primeiro livro da série. Depois fiz um pequeno desvio para a "Estratégia do Oceano Azul" e "Execução". Pretendo voltar ao BSC agora. Talvez estude Estratégia de maneira mais abrangente... Como disciplina, além de ferramenta.
Vamos ao texto:
Talvez você não se lembre prontamente do nome Robert Kaplan, mas certamente se lembrará da sua criação mais famosa, o balanced scorecard. Junto com David Norton, Kaplan desenvolveu esse método em 1992. Desde então, ele vem sendo aplicado –com sucesso, segundo pesquisas– por empresas do mundo todo que lutam por traduzir objetivos estratégicos em ações factíveis e resultados efetivos. É com base nesse anseio pela execução coerente, em meio às pressões do dia-a-dia da operação, que Kaplan, professor da Harvard Business School, vem desenvolvendo grande parte de seu trabalho.
...
A definição da estratégia é o primeiro estágio do circuito, que é seguido pela tradução da estratégia. Essa tradução se dá por meio dos balanced scorecards e dos mapas estratégicos. Os balanced scorecards estendem a visão dos líderes da empresa a toda a organização e medem aquilo que importa, permitindo avaliar se as atividades e setores estão contribuindo para a conquista dos objetivos estratégicos.
Os mapas estratégicos, por sua vez, estruturam a estratégia em grandes temas que, por sua vez, são detalhados em objetivos estratégicos. Em seguida, cada tema estratégico é decomposto em metas financeiras, que sejam reflexo da visão da empresa e que sejam alcançáveis. Se o que se busca, por exemplo, é aumentar os lucros para um certo patamar em determinado espaço de tempo, essa meta pode ser dividida em metas de operações, de gestão de clientes e de crescimento.
Leia a íntegra aqui, no Portal da HSM Management.
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