quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Textos falsos na Internet


Toda vez que recebo algum texto ou história por e-mail dou um ctrl+C em parte do que está escrito e busco no Google. É muito comum que não seja verdade ou até mesmo que tenham utilizado o nome de um escritor ou articulista famoso.
A matéria abaixo é do Folha Online de ontem e mostra que os textos falsos incomodam aqueles que tem seus nomes associados a imbecilidades.
Há inclusive comunidades o Orkut que tentam encontrar os verdadeiros criadores dos textos. Vejam abaixo:


O título do e-mail começa com "Enc: Fw: Fwd: En:", sugerindo que o material já frequentou um bocado de caixas de entrada.
O conteúdo pode ser um texto motivacional, uma história engraçadinha ou uma crítica virulenta ao governo. Mas o autor, quase sempre, é um escritor consagrado. Bem, não exatamente.
Vítimas habituais da atribuição indevida de autoria de textos na internet, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Mario Quintana não podem mais se defender.
Mas Luis Fernando Verissimo, de tanto ver seu nome associado a textos que não escreveu --e de ser espinafrado e parabenizado por eles-- já se manifestou mais de uma vez sobre o assunto.
"O incômodo, além dos eventuais xingamentos, é só a obrigação de saber o que responder em casos como o da senhora que declarou que odiava tudo que eu escrevia até ler, na internet, um texto meu que adorara, e que, claro, não era meu", escreveu em 2005 no jornal "Zero Hora". "Agradeci, modestamente. Admiradora nova a gente não rejeita, mesmo quando não merece."


Leia o restante aqui no site do Folha Online.

Nenhum comentário: