quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

GPS era coisa de Agrimensores e Cartógrafos



(Como o desempenho do 3G da Claro beirando a conexão discada está difícil escrever alguma coisa aqui no Blog. Pra dizer a verdade não se o que vou escrever agora será postado. Vamos ver...)

Nos últimos dias a "geoinformação" anda passeando pela mídia e minha porção Engenheiro Agrimensor vem à tona.
O vídeo aí em cima mostra as novidades da versão 5.0 do Google Earth que já está aqui na minha máquina. É incrível como algo que era tratado como mera possibilidade, quase uma abstração, nos tempo de Universidade, tenha se tornado realidade. Ali, temos Agrimensura (e Cartografia) em estado puro, a serviço de outras áreas (ciências, artes, entretenimento, etc). Toda vez que você identifica uma informação relacionada à uma posição do mapa, tenha isso como "geoinformação".

Na Revista Exame desta quinzena há uma matéria sobre GPS nos carros e mais uma vez fui lançado na Viçosa de minha memória. Em meados da década de 90, GPS era coisa de empresa estatal ou de "gente muito rica". Pra operar um aparelho daqueles havia treinamentos que duravam dias! Pois hoje não só migraram para carros, relógios e celulares, como também estão se conectando à internet e ganhando um mundo de possibilidades (por isso a reportagem na Exame), muito simples. Em pouco tempo, ao se aproximar da área onde quer ir, você será informado onde estão os estacionamentos mais próximos, quantas vagas há em cada um, quais os preços e qual a melhor forma de chegar... Seus amigos, sabendo pela tela que você escolheu determinado lugar, poderão ser informados e partirem pra lá também. Se preferir, uma reserva num restaurante próximo poderá ser efetuada. Tudo isso e muito mais na telinha do seu GPS.

Na Revista Info deste mês a matéria de capa é sobre Mapas na Web. É a concretização do que apresentei como Monografia no final do curso ("O uso da Internet na Engenharia de Agrimensura"). Servidores que disponibilizariam mapas a todo instante a quem tivesse uma boa conexão com a internet era uma das promessas que estavam para se cumprir. E, definitivamente, se cumpriu.

Não sei exatamente como a Universidade tem preparado os novo profissionais para os novos tempos. Lembrando que o Engenheiro Agrimensor ou Cartógrafo não fica de rua em rua coletando informações. Hoje o trabalho é de processamento de dados. Imagens de satélites, aéreas e terrestres combinadas com coordenadas que parecem se tornar um único elemento.

Parabéns pelo bom trabalho realizado.

Um comentário:

Jerry Ribeiro de Souza disse...

Olá Elerson,
É bom lembrar que a tecnologia vem de encontro com pensamentos arcaicos, onde tudo o que o homem produz é prejucial. Pois, é o contrário, há grandes feitos e realizações e não podemos parar por aí. O que é preciso na verdade é a harmonização e equilíbrio do consumo e dos produtos fabricados. Onde cada item produzido tem oferecer qualidade e durabilidade para dar tempo ao processo de consumo consciente e responsável.