domingo, 15 de fevereiro de 2009

Política - A semana vai começar quente

A semana vai começar quente para a política nacional.
Ontem comecei ler a versão online da VEJA desta semana e vi a entrevista com o Senador pernambucano Jarbas Vasconcelos (gostaria de ter colocado este post ontem no ar, mas o 3G...).

A chamada para a entrevista já é pesada: "O PMDB é corrupto". Tá bom, todo mundo sabe disso e poderíamos substituir a sigla por qualquer outra existente no país, mas quando alguém da estatura do Senador diz o que só se fala nos bastidores, tem-se uma oportunidade rara. O que virá em seguida?! Sei lá...
Vejam abaixo duas das respostas que mais me chamaram a atenção:

A favor do governo Lula há o fato de o país ter voltado a crescer e os indicadores sociais terem melhorado.
O grande mérito de Lula foi não ter mexido na economia. Mas foi só. O país não tem infraestrutura, as estradas são ruins, os aeroportos acanhados, os portos estão estrangulados, o setor elétrico vem se arrastando. A política externa do governo é outra piada de mau gosto. Um governo que deixou a ética de lado, que não fez as reformas nem fez nada pela infraestrutura agora tem como bandeira o PAC, que é um amontoado de projetos velhos reunidos em um pacote eleitoreiro. É um governo medíocre. E o mais grave é que essa mediocridade contamina vários setores do país. Não é à toa que o Senado e a Câmara estão piores. Lula não é o único responsável, mas é óbvio que a mediocridade do governo dele leva a isso.

Mas esse presidente que o senhor aponta como medíocre é recordista de popularidade. Em seu estado, Pernambuco, o presidente beira os 100% de aprovação.
O marketing e o assistencialismo de Lula conseguem mexer com o país inteiro. Imagine isso no Nordeste, que é a região mais pobre. Imagine em Pernambuco, que é a terra dele. Ele fez essa opção clara pelo assistencialismo para milhões de famílias, o que é uma chave para a popularidade em um país pobre. O Bolsa Família é o maior programa oficial de compra de votos do mundo.

Vasculhando a internet não achei muita coisa, o que me indica que o PMDB deve estar se mexendo para contornar a situação, porém o que escreveu o Noblat (quem tem seu Blog no Globo) faz bastante sentido:
- Não me lembro de ter lido nos últimos 10 anos entrevista mais contundente, mais arrasadora, mais direta, mais franca, mais espantosamente realista.

A conferir...

2 comentários:

Márcio Pupin de Mello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcio Pupin de Mello disse...

Bom... com uma boa base estatística posso dizer que concordo: o governo é medíocre(sinônimo de mediano, intermediário, entre bom e ruim)... Entretanto... Pode-se dizer que é um bom governo para a classe baixa, um presidente do povo... governa para uma maioria (pobres) de pouca representatividade... Concordo que é mediano porque sei que poderia ser melhor (não que isso seja da competência exclusiva do presidente), mas acreditem... poderia ser muito pior!!! Alguns governos anteriores que o digam...