segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

$#% Logística - Meu TCC

Olá meus caro... São 22:15 de segunda-feira. Após um final de semana de imersão no meu TCC, continuo firme (e eu que pensei que a apresentação de quarta seria meu último compromisso acadêmico de 2007).
Vou aproveitar este espaço para dividir com vocês alguns pensamentos que fazem parte do trabalho. A banda larga 3g da Claro ainda não chegou em Macaé, por isso vou ficar hoje só no texto, mas eu mantenho as esperança... Fiquem abaixo com "O Ambiente de Negócios"


Análise do Ambiente de Negócios
Entendendo o ambiente de negócios
O ritmo de expansão da economia mundial aumentou a demanda por commodities de maneira geral e em especial por petróleo. A escalada do preço do barril nos últimos cinco anos tem aberto uma série de oportunidades de negócios ao redor do mundo, principalmente nas regiões em que a commoditie é encontrada.





No Brasil esse movimento trouxe a intensificação da busca por novas áreas exploração e recuperação de óleo em campo maduros, por parte da Petrobras, o que resultou no aumento das reservas confirmadas e produção que conjugados levaram o país à alto-suficiência em exploração. Houve ainda, mais recentemente, o plano emergencial de exploração de gás no país como alternativa de suprimento de gás natural para o mercado nacional.
O investimento da estatal brasileira foi da ordem de US$XX,X Milhões/ano nos últimos anos e vem impulsionando a economia de cidades como Santos-SP, Macaé-RJ e Vitória-ES, entre outras, com a geração de emprego e renda e levando ao crescimento de toda a cadeia produtiva do setor de petróleo e gás.



Com a chegada de empresas de prestação de serviços e fornecimento de produtos correlatos à exploração de petróleo (e seus empregados) são criadas inúmeras oportunidades de negócios em setores diversos como alimentação, varejo, transportes e muitos outros.
Particularmente no setor de transportes, é possível identificar chances de sucesso em função de uma característica comum as empresas da área de Oil & Gas: a necessidade constante de movimentação de pessoas e cargas.
Sem uma estrutura logística ágil e flexível para atendimento à dinâmica de embarques/desembarques, reuniões, treinamentos e outros eventos que demandam deslocamentos, as empresas podem perder eficiência e consequentemente vantagem competitiva frente suas concorrentes.
É bem verdade que as companhias poderiam ter sua própria estrutura logística, mas isto as tiraria foco de sua principal atividade (fornecimento de bens e serviços nos setor petrolífero) e poderia representar aumento de seus custos, uma vez que a expertise em logística pode não ser o forte da organização.
Assim, melhor seria, se a empresa tivesse à sua disposição uma estrutura pronta (motoristas, veículos, suporte administrativo, etc) para imediato atendimento de suas demandas por deslocamentos. No longo prazo, a despreocupação liberaria as pessoas para focar suas atividades, o que geraria ganhos de eficiência e aumento de rentabilidade. Com formulações inovadoras de contratação a experiência de terceirizar serviços de transportes deve se tornar ainda mais lucrativa para as companhias.

NOTA: Escrevi sobre o Planejamento Estratégico da empresa recentemente. Leia aqui.

2 comentários:

mrklauss1 disse...

Meu caro Elerson, Espero que vc e sua esposa(D.O.) tenham muita saude neste ano que se inicia, pois o resto vcs ja o tem de sobra( disposição, proatividade, amizade, humildade, etc) e não estou estou escrevendo neste blog para ficar fazendo elogios e ditando suas qualidade, estou aqui por que tb sou(mas nem parece) parte integrante do grupo de TCC e gostaria de me atualizar dos tópicos até agora aboradados e tb de poder contribuir bem mais do que venho fazendo. POrtanto estarei tentando faz\er contato via e-mail, para que possamos voltar a nos reunir e finalizarmos o "dito cujo".
Estarei na empresa para podermos nos reunir. Grande abraço.
PS. Ainda estou aguardando meu galão da enchente. Hahahaha
Só com o cabrito mesmo,... hahaha.

Anônimo disse...

Obrigado meu caro. Que bom que vc veio!
Certamente entregaremos um bom trabalho ao final deste mês. Te ligo ainda hj com o galão... rsrsrs. Abraço