sexta-feira, 27 de julho de 2007

Simplesmente Chicago


Chegou o dia sonhado a anos. Todos os lugares (prédios, parques, rios, ruas, etc) que freqüentaram minha imaginação por anos estavam ali na minha frente. Foi o que me passou pela cabeça assim que saí da Union Station no centro de Chicago. Isso mesmo, a cidade dos meus sonhos!
Andar de trem por aqui não tem a mesma conotação de que no Brasil. As pessoas iniciam suas atividades ali mesmo, com laptops, blackberries, DVDs portáteis, iPod e outros equipamentos que eu não teria coragem de levar para uma viagem São Paulo-Santo André. A limpeza é impecável e tudo automatizado para aumentar a eficiência do sistema. O resultado é um meio de transporte nota 10 para quem mora nos arredores com índice de atrasos próximo a zero de fazer inveja ao nosso caótico sistema aéreo.
O Sears Towers (são 1450 metros de altura, o maior das Américas) estava bem na nossa frente e não resisti a uma visita. Chicago é uma cidade maravilhosa (o cariocas sabem do que estou falando) e amanhã terei mais um tempinho para desfrutar de suas belezas. Estou muito, muito feliz de estar aqui!




quinta-feira, 26 de julho de 2007

NY Espetacular!!!

Não houve tempo o suficiente para visitar tudo o que havia programado, mas como vocês podem perceber aí embaixo, New York é verdadeira demais!!!
Estou em Chicago e vou sair pra dar uma volta... Mais a noite escrevo com detalhes.




terça-feira, 24 de julho de 2007

Agora de Boston!


Muito bem. Segue a viagem e estamos no terceiro dia nas redondezas de Boston (a foto acima é de um memorial à Gerra Civil Americana). Como era de se esperar a região aqui tem poucas semelhanças com a Califórnia e suas belezas são outras. A maior curiosidade é o elevado número de estabelecimentos brasileiros.
Passamos os dias sem a necessidade de uso do Inglês. Por um lado é bom, pois desde o dia que cheguei venho tomando café normalmente, o que significa que o ovo, bacon, hamburgue e cebola ficaram para trás. O almoço com feijão e arroz parecia um sonho distante, mas já é realidade.
A turma aqui trabalha e trabalha muito. Ano após ano aguardando o dia do retorno ao Brasil.

Amanhã logo cedo viraremos a página de Boston e passaremos à New York, a capital do mundo! Será uma visita rápida, de um dia e a noite voltaremos à cidade dos meus sonhos (desta vez pra valer), Chicago. Conto com a visita de vocês... Sucesso pra nós.

domingo, 22 de julho de 2007

Será que mereço?!


Escrevo do vôo 532 da United, são 1:25 pm (horário de Boston) e estou sentando na poltrona 1A. Sabe o que isso significa (1a)? You know what I mean??
Isso mesmo: estou na primeira classe!
Eu sabia que seria um sonho conhecer Chicago, mas não pensei que fosse chegar a tanto!
Como perdemos nosso vôo ontem passamos a noite naquele hotel que falei no post passado (com direito à banheira, kingsize e outros caprichos) e já estava bom demais...
Quando chegamos ao aeroporto para fazer o check-in a moça citou “first class“, mas pensei ter entendido errado. Bom, pela primeira vez virei à esquerda ao entrar no avião (queria que o Fabrício estivesse aqui para fazermos uma graça), sem dizer que não pegamos fila.
Há espaço de sobra para as pernas e braços. O atendimento é individualizado e o almoço show de bola. Já não vou nem poder mais usar aquela tradicional expressão “alface de avião“ porque a salada estava fresquinha.
A coisa foi tão além do imaginado que passei uns 10 minutos na cabine conversando com os pilotos, com direito a fotos.
Aqui fica meu elogio à United. Não sei ao certo se é porque estamos na 1a, mas o atendimento está muito acima ao protocolar da American. Vou checar informações na net pra ver se minha percepção está correta.

PS: Já estou em Boston, mas não posso deixar de dizer que nossas três malas foram as primeiras a sair deixando aquele monte de gente com cara de "esse é um camarada de sorte".

Enfim Chicago!


Perdõem-me por não ter escrito nada a respeito da Formutura e ainda colocar algumas fotos "rotacionadas". Deve ter sido um problema no meu navegador...
Não é só no Brasil que estamos tendo problema com atrasos nos vôos. Uma hora dessas (são 2:08 am) eu estaria em Boston não fosse por três horas, isto mesmo, três horas de atraso no vôo da Califórnia para Chicago.
Como tenho sempre uma visão positiva das coisas que acontecem, agradeço por estar na cidade dos meus sonhos.
Pra falar a verdade não estou bem na cidade. A American Airlines nos pagou uma noite num hotel próximo ao aeroporto (veja aqui) e amanhã cedo seguiremos para Boston.
O que vale é que estamos bem e que quarta-feira a noite estaremos de volta à Metrópoles, opss, Chicago com maiores informações.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Lean six Sigma

Vocês não vão acreditar no que está acontecendo! São 1:37 pm e estamos bem no meio da aula de Lean Six Sigma. O Professor James Braggs é uma figura (uma versão turbinada do Prof. José Carlos Correa - outro excelente Mestre)... A aula passa voando, com muita alegria e disposição e os conceitos ficam, principalmente os que tratam da busca constante pela qualidade... Depois escrevo mais e vou tentar postar um vídeo.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Negotiation Skills


O Fabrício me convidou durante a aula para escrever em seu Blog. Que honra! O assunto é Negotiation Skills, desse jeito em Inglês fica mais chique. São habilidades de negociação.
Nosso Professor Richard Steele é uma figura diferente e parece gostar do que faz. São 35 anos de experiência principalmente em Vendas e MKT.
Começamos com a definição negociação e de fato é mais umas daquelas coisa que todo mundo sabe o que, mas um tanto difícil de definir... Em todo caso definimos como sendo conseguir o que se quer de outras pessoas (e pra isso dependemos de Comunicação e a busca de interesses comuns). Aliás, isso envolve conflitos que não devem ser evitados e sim “conduzidos”. (Para ler o resto do post visite o Blog do Fabrício - clique aqui)

terça-feira, 17 de julho de 2007

Biblioteca



O final do dia foi na Biblioteca. Como diria meu amigo Paulo Schincariol "é um espetáculo". Não bastasse a internet banda larguíssima sem fio e todo o processamento digital de pedidos, dúvidas e etc, ainda temos mais de 2 milhões de livros no prédio central e existem mais duas (veja aqui).
A foto acima foi tirada na sessão de livros de Estratégia Empresarial... É muita coisa. Na empolgação escrevi na hora para o Fernando da Petrobras. Ele certamente iria se deliciar com tanta informação.
Amanhã já temos um lugar pra ir... A Langson Library...

Mais fotos...


Para aqueles que estavam me pedindo mais fotos segue um link: http://picasaweb.google.com/Elerson.Nogueira/EUA2007. Aí vocês vão encontrar praticamente todas as fotos que tiramos até agora... Valeu.

Estratégias de Crescimento e Governança Corporativa


A segunda começou com tudo: depois daquele tradicional breakfast com panquecas e ovos mexidos, seguimos para a aula de Estratégias de Crescimento com o Prof. Bradley J. Holt (especialista em China). Tivemos a chance de conhecer o 'case' da reentrada da Coca-Cola na China em 1978. O que aconteceu com eles vive se repetindo por aí, principalmente na El Dorado Chinês. É preciso uma sintonia fina com o mercado local e o fato de ser uma multinacional gigantesca não ajuda muito... Porém, com parcerias bem definidas, foco no longo prazo e a primazia em Propaganda e Marketing que sempre acompanhou a empresa o resultado foi altamente positivo. Pra se ter uma idéia até hoje a Pepsi não consegue lucros no país.
A aula da tarde foi de Governança Corportativa com o Prof. Tom Taulli. Focamos os Conselhos de Administração e as Sarbanes-Oxley. O que percebemos é que os executivos americanos estão cercados de todos os lados por pressões que vêm do mercado e da legislação. No Brasil deve demorar, mas provavelmente chegaremos lá...
O final do dia foi Biblioteca, mas isso é assunto para um próximo post. Valeu.

Link com algumas fotos

Boa noite meus caros. São 10:10 pm em Irvine. Segue um link em que vocês poderão outras fotos da viagem: http://www.eadstrong.com.br/fgv/mod/forum/view.php?id=484.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Domingo de Compras




Pois bem, depois da confraternização de sábado, não tivemos como resistir ao ímpeto de compras que tomou conta da turma nos últimos dias. Aliás, um momento interessante para acompanhar como funciona a economia americana. Deu pra perceber porque o Consumo é responsável pela maior parte do PIB do país. Aqui se compra muito, o tempo todo.
Fomos a um Outlet (uma espécie de shopping no meio do nada cheio de lojas com promoções) e no South Coast Plaza, onde a D. Onça (minha esposa) resistiu bravamente aos encantos da Victoria Secret's! Pelo menos ate chegarmos em Chicago.
Nosso amigo Paulo, Gerente da Schincariol, passou o dia conosco e teve presença marcante com dicas fortíssimas de direções e afins.
Resumindo foi um domingo passeando, curtindo as estradas americanas, os shoppings e até a comida (meu café da manhã tinha feijão preto misturado... imagina).
Amanhã as discussões sobre negócios voltam à carga, começando pelo Case da Coca-Cola na China. A conferir...

domingo, 15 de julho de 2007

Belo sábado






Final de sábado em Irvine, CA. Acabamos de chegar da festa na casa da Jealy. Uma senhora grega (na 1a foto ao lado do Sérgio) que já passou por diversos “choques culturais” e nos ensinou bastante em sua primeira apresentação na aula inaugural.
O evento serviu para estreitarmos ainda mais os laços e os que quiseram puderam experimentar a Caipiroska que a anfitriã nos preparou. Como não bebo não posso dar certeza, mas pela velocidade que nossos amigos brasileiros imprimiram na produção que acredito que tenha atendido aos elevados níveis de expectativa da turma.
Meu amigo Fábio, o maior nas fotos acima com a camisa do CSI, me passou uma grande responsabilidade. Sua esposa tem acompanhado nossos passos pelo Blog... Seja bem-vinda.
Outras fotos que estão aí em cima são das praias que visitamos. Uma foi Huntington Beach (nas lojas uma parte do biquini chega não sai por menos de US$38,00!) e a outra é praticamente o quintal da Jealy. Essa simpática senhora que nos recebeu com muito, muito carinho... A ela dedico este post.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Acentuacao depois da janta


Pode não parecer pelo título deste post (por alguma razão não deu certo), mas agora já consigo atuar com o teclado em acentuação normal graças a um companheiro chamado Rainer Brockerhoff (http://www.brockerhoff.net/usi/index.html) que disponibilizou um aplicativo específico pra isso.
Saí para jantar e quando voltei em alguns minutos de internet o problema estava resolvido. Esse mundo realmente está ficando cada vez mais plano...
Acima estamos eu e o amigo Danilo Rogero de Santa Catarina jantando num lugar BBB (Bom, Bonito e Barato - pelo menos pelo padrão americano). Ele trabalha em banco e conversamos um bom tempo sobre as possibilidades que temos atualmente no mercado financeiro. São muitas e boas... Detalhe: a foto foi tirada com a minha Sony nova.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

A sala de aula.


Gostaria de dividir com voces (lembrem-se que continuo com o teclado sem acento) a foto acima como forma de "incentivarmos" as conveniadas da FGV a investir um pouco mais na infra-estrutura das salas de aula. Claro que nao da pra esperar que seja igual a da Universidade da California, mas bem que podia...
Esta foto foi tirada durante a aula de Project Management, com o Professor Jan Birkelbach (excelente professor).

Mais uma foto do Porto...

Complexo portuario em Los Angeles - Pobre Brasil...


Estamos na quinta-feira 12/7. Continuo com o teclado sem acentos e devo resolver logo.
Ontem fizemos duas visitas a empresas. Uma na fabrica da Oaklei e outra no Complexo portuario em Los Angeles. E' o segundo maior porto dos EUA em volume de carga. Impressionante!
Se juntarmos todos os portos no Brasil nao conseguiremos chegar nem perto. Eles ja' tem guindastes montados para conteiners que so entrarao em atividade no ano que vem, com maior capacidade.
Lembrei bastante do meu amigo Nilo da Petrobras. Ele e' uma especie de consultor em logistica da turma e ficaria impressionado com a velocidade que conseguiram imprimir no processo de carga e descarga de um navio. A automatizacao e' fantastica.
Outra coisa que chama a atencao e' o volume do comercio pra China. Os cargueiros sao gigantescos e chegam e saem a todo instante. Alem disso, a integracao com outros modais e' total!
Temos muito o que fazer no Brasil. Representamos muito pouco no comercio mundial e se dependermos de nossa infra-estrutura logistica a coisa so' vai piorar... Maos a obra!

terça-feira, 10 de julho de 2007

Primeira aula: Inovação.

Ontem pela manha tivemos a primeira aula destas duas semanas na Califórnia: Inovação. Interessante terem escolhido este tema para começarmos. No Brasil algumas empresas já partiram pra esse assunto e outras parecem seguir para o modismo, mas aqui eles parecem perseguir o modelo (ou modelos) que faz o Google e a Apple, por exemplo, empresas muito inovadoras e lucrativas.
Outra coisa que chamou a atenção foi a atualidade das aulas que tive no Brasil. Sei que vão desconfiar (e devem ter lá sua razão), mas aos 30 minutos o Professor Martin discorreu sobre o livro World`s Flat (esse mesmo: O Mundo e Plano), um pouco depois O Oceano Azul e finalmente Blink. Caramba! São dicas de leitura do Professor Cristóvão... Não por acaso o mentor deste Blog.

Inovação e' uma daquelas coisas que todos sabemos o que e’, mas difíceis de serem definidas e’ mais ainda de se tornarem realidade. Geralmente pensamos em algo grandioso, num iPhone por exemplo, mas a Inovação deve ser uma constante, mesmo que a conta-gotas.
O professor também apresentou um case da IDEO, uma das empresas de melhores design dos EUA (talvez do mundo). Vocês se surpreenderiam ao ver num filme como em 5 dias eles foram capazes de remodelar por completo um carrinho de compras. E não pensem que e’ um monte de designers sentados decidindo o que fazer. A empresa e’ formada por biólogos, psicólogos, matemáticos e por aii vai.
Desculpem-me a ausência de imagens nesses posts recentes e os problemas com acentuação. E’ minha primeira vez no Mac e não descobri como salvar fotos e imagens de um site na memória. Eu chego la’...

Sou um MacNewUser!

Como era de se esperar ja estou digitando do meu MacBook. Pois e (perdoem-me a falta de acentos), entrei na turma do Steve Jobs.
Preciso reconhecer que e estranho, afinal foram anos com uma mente Windows e agora ja nao vejo o menu Iniciar na minha frente. Vou me acostumar...
Nao sou o unico por aqui com um Mac debaixo do braco, alias, literalmente muita gente por aqui anda com o notebook debaixo do braco como se fosse a coisa mais normal do mundo. Tambem, ir a uma loja da Apple e uma experiencia no minimo diferente , voce pode ter contato com qualquer equipamento, os funcionarios estao treinados para te receber prontamente (sao verdadeiras aulas). Alem disso, ontem eu estive com um iPhone na mao. Impressionante!
Muito bem, a medida que for encontrando formas novas de postar voces irao percebendo com o tempo. Estou muito feliz e espero ter bons momentos com essa maquina com o Mouse sem fio que comprei...

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Cheguei!!!


Domingo, 8:30 pm em Irvine (00:30 no Brasil). O sol acabou de se por (nao consegui encontrar o teclado em portugues aqui nesse micro). Escrevo de Irvine, California, o primeiro destino destes 21 dias de viagem.

Saimos sem atraso de Sao Paulo e foi a noite inteira numa cadeira parecida com a dos onibus da Sao Geraldo ate chegarmos em Miami. Devo confessar a que fiquei meio sem saber o que sentir: a emocao da 1a viagem internacional (descobri que meu Ingles realmente e' fluente), o frio na barriga antes de passar pela imigracao. Tudo isso com uma curiosidade tremenda de ver o que havia pela frente.

Depois de um tempinho no aeroporto de Miami seguimos para Los Angeles. Do caminho do aeroporto pra a Universidade deu pra perceber porque os EUA sao a maior potencia da atualidade. E' muito carro, muita estrada, policia na rua, com a normas sendo seguidas. Voce pode estar pensando que e' so' a primeira impressao de um mineiro recem-chegado, mas nao e' s'o isso. O sistema viario e' de dar inveja ate ao Maluf!

A Universidade da Californiaa, Irvine e' um show a parte. Gigantesca, com verde e predios que impressionam.

Infelizmente o Macbook (meu notebook novo) nao saiu hoje e escrevo de um centro de apoio para os estudantes daqui, afinal sou um deles (pelo menos nas proximas duas semanas). Amanha ao final da aula verei o que fazer.

A maquina fotografica tambem nao saiu. Ja esta a caminho.

Continuem por aqui que terei novidades...

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Foi dada a largada...(viacel)

Meus caros, escrevo da sexta, 21:45, viacel, a caminho da maior cidade
da América Latina. Os que me conhecem pessoalmente sabem do meu
carinho por São Paulo. O que eu não poderia imaginaré que minha vida
seria tão influenciada por eventos acontecidos lá. Foi lá que conheci
minha esposa, lá que levei os tiros e repensei muitos conceitos.
Desta vez São Paulo aparece como a cidade que me verá partir para os
EUA! Amanhã sigo rumo ao meu Módulo Internacional do MBA que faço no
Brasil. Um projeto que começou há mais de um ano e que me levou a
alguns sacrificios (lembrem-se que msgs viacel não têm acento no "i",
além de outros problemas de formatação).
A expectativa é grande. Serão duas semanas estudando em Irvine,
Califórnia e uma conhecendo lugares como Chicago, Boston e New York.
Durante esse periodo estarei em constante atualização do Blog,
contando os detalhes das aulas, dos passeios, compras e afins. Terei
novidades também! Conforme for minha conexão com a Internet na
Universidade vou dar um upgrade nos meus posts.
Espero que gostem e me acompanhem nesta viagem. Sucesso pra nós.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Que semana...


Escrevo do final da quarta-feira... Em três dias estarei de partida. Lamento o sumiço recente. Sei que já está se tornando rotineiro, mas de fato ter me tornado um blogueiro antes de ter micro (e internet banda larga) em casa me trouxe esse desafio do tempo.

O mundo dos negócios continua bombando. Na semana que se passou não falamos em outra coisa a não ser no iPhone (domingo eu terei um em mãos - pena não poder trazer para o Brasil). A bolsa vai bem, obrigado e também a avaliação positiva do governo Lula. A Veja desta semana publicou um reportagem sobre as Universidades mineiras. Vou postá-la.

O melhor de tudo vou fazer a prova de Gerência de Logística. Não exatamente pela prova, mas pelo Boliche que rolou depois. É essa foto que esta aí em cima (atrás da esquerda para direita: eu, a D. Onça, Adil, Cláudio (sacaneando o Adil), Pollyana e o namorado Rogério; na linha de frente: Cleveland (com a bola), Marcos e Alexandre).

Bom senhores, é provável que eu continue um pouco sumido fechando os "processos" no trabalho antes de encarar as férias. Devo voltar postando Viacel na sexta quando estiver saindo de Macaé para São Paulo. O primeiro trecho da viagem.

No sábado vou tentar escrever do Aeroporto e no domingo, ahhhh, no domingo... Welll, no domingo a gente se fala.

Sucesso pra nós.

domingo, 1 de julho de 2007

Sucesso do "Mundo é Plano"


Já estamos no domingo, dia 01 de julho – lá se vai o primeiro semestre de 2007. Há menos de uma semana para “A Viagem”... Espero estar numa hora dessas na Califórnia! Quem diria... Uma excelente oportunidade para falar sobre “O Mundo é Plano” - explico isso quando chegar lá.
Comecei esse livro com grandes expectativas, mas não imaginava que iria tão longe! A indicação foi do já tradicional Prof. Cristovão Pereira.
O livro é um tratado sobre a globalização na visão de Thomas L. Friedman, seu autor (o cara aí do lado), e trás informações intrigantes sobre como já caminhamos na utilização intensiva da tecnologia que vem “achatando” o mundo e seus impactos.
O livro foi a principal inspiração para o nosso trabalho de Gerência de Logística e empolgou tanto na apresentação que o Professor José Luís Meinberg o classificou como o melhor que ele já viu! (Ponto pra nós).
Outro exemplo de que fomos “contagiados” me foi dado hoje pelo Nilo da Petrobras: ele entregou uma xérox da introdução e da parte em que se fala sobre o Wal-Mart para seu chefe. Resultado: foi ordenada a compra de 37 exemplares para a leitura de todos os coordenadores e gerentes da área em que ele trabalha... É mole?!
Não deixem de ler! (Mais informações sobre o livro clique aqui).