segunda-feira, 20 de agosto de 2007
Inovação: o nome do jogo
Estive no sábado no 12º andar do prédio da Fundação Getúlio Vargas no Rio. O QG do Instituto de Educação Continuada, responsável entre outras coisas, pelo FGV Management.
Foi um dia bastante produtivo e tive a oportunidade de trabalhar com minha amiga Andréa Moreira no nosso TCC Internacional (o trabalho de conclusão do módulo internacional em Irvine, CA).
Nosso tema é inovação e vou dividí-lo com vocês. Vamos nos basear no livro “Payback: A Recompensa Financeira da Inovação” que trata da seguinte questão: inovação é aquilo que traz dinheiro, o resto é bobagem!
Pode parecer chocante no início, mas no decorrer do livro os autores (que são porfessores da Universidade de Harvard) vão mostrando que realmente é isso e mesmo quando encontramos os “benefícios indiretos” (marca, know-how, etc), ainda assim o dinheiro deve ser o foco.
Já tenho um Overview do livro montado, mas nesse post vou deixar um resumo elaborado para a Revista Exame (clique aqui) e o link para a Livraria Cultura (clique aqui)...
Além deste livro utilizaremos o material que o Prof. Martin nos deu na aula de Inovação em Irvine. São conceitos básicos que estarão na primeira parte do TCCI.
Vou deixá-los com um pensamento sobre a força que a inovação pode ter no crescimento de uma empresa:
Vivemos, apesar da turbulência recente, um período em que as empresas têm crescido muito através de aquisições. São muitos os setores em que há uma concentração tão grande que em breve que estiver em segundo lugar (em tamanho) vai ter de comprar quem está em terceiro ou quarto... Nesse ponto a inovação é muito interessante, pois quando olharmos em volta e não tiver ninguém para comprar (a um preço razoável) seremos capazes de continuar crescendo organicamente. É claro que isso também tem um custo, mas isso eu deixo para um próximo post...
Sucesso pra nós,
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário