domingo, 12 de agosto de 2007

Macaé entre as melhores cidades para fazer carreira


Como disse no post passado, estou atrasado na leitura da Você S.A., por isso, só agora escrevo sobre a matéria das 100 melhores cidades para se trabalhar. Os dois primeiros lugares são óbvios: São Paulo e Rio de Janeiro.
Agora, adivinhem quem ficou em terceiro? Isto mesmo Macaé!
Morando aqui fica difícil imaginar que a cidade superou capitais como BH, Porto Alegre e Curitiba... O que os leitores devem pensar? A cidade deve ser show de bola! Coitados.

O que explica Macaé nessa honrosa posição é o primeiro lugar no quesito arrecadação de ISS e o PIB da cidade. Fora isso, pobre Macaé.
De qualquer forma fica o registro. Engenheiros e técnicos realmente têm oportunidades de sobre, mas para executivos o buraco é um pouco mais embaixo...

Como é feita a pesquisa
A maioria das cidades da lista da FGV-RJ faz parte do grupo dos 5% maiores municípios do país e tem pelo menos 170 000 habitantes e 210 milhões de reais de depósitos à vista.Algumas cidades não satisfazem esse critério,mas foram incorporadas em função da oferta de desenvolvimento profissional. Em 2007,foram analisadas 139 cidades,de acordo com três indicadores. São eles:

1.Educação: Mede o número de pessoas matriculadas e a oferta de cursos de graduação, mestrado e doutorado. Tem o maior peso (3) na nota final.
Primeiro lugar neste indicador: São Paulo

2.Vigor econômico: Usa o ISS e o PIB municipal, ambos per capita, e tem peso 2 na nota final.
Primeiro lugar neste indicador: Macaé


3.Saúde: Mede o número de leitos e de profissionais de saúde, ambos para cada 1 000 habitantes. Tem peso 1.
Primeiro lugar neste indicador: Juiz de Fora

Leia a matéria aqui.

Nenhum comentário: